Comparativo entre os controladores PI Clássico e Fuzzy / Comparison between Classic PI and Fuzzy controllers

Douglas Romeu Reif, Romeu Hausmann, Andreza Sartori

Abstract


Este artigo traz um exemplo do controle Proporcional e Integral (PI) usado nos conversores estáticos em malha fechada. É apresentado um comparativo entre o controle clássico em relação ao controle digital, usando a lógica difusa. Por simulação foi implementado o filtro de saída típico de um conversor full bridge. Nesta estrutura foram aplicados os dois tipos de controle. A modelagem da estrutura é feita pelo método de espaço de estados. Com o resultado da modelagem encontra-se a função de transferência da planta. O controle PI será aplicado para manter a tensão de saída dentro das especificações do projeto, mesmo que haja alguma alteração da fonte de alimentação na entrada ou na carga conectada na saída.  Como resultado são apresentadas as formas de onda da tensão de saída de cada um dos controles, avaliando o quanto cada controle é capaz de estabilizar a tensão de saída. Por fim, é realizado o comparativo identificando qual dos controles obteve o menor sobressinal durante o transitório e qual estabilizou o sinal em regime permanente em menos tempo.


Keywords


Conversor, Controlador, Proporcional, Fuzzy, Integral.

References


ALMAZAN-ARVIZU, Ricardo Yahir et al. Control PI difuso de un sistema de levitación magnética mediante un sistema embebido. Ingeniería Investigación y Tecnología, v. 20, n. 4, p. 1–11, 1 out. 2019.

LAZZARIN, Telles Brunelli; BARCELOS, Renan Pillon. Retificadores PWM monofásicos para correção do fator de potência. 1° edição ed. Florianóplis: [s.n.], 2019.

MARTINS, Denizar Cruz; BARBI, Ivo. Eletrônica de potência: introdução ao estudo dos conversores. 3.Ed.rev ed. Florianóplis: [s.n.], 2011. Disponível em: . Acesso em: 7 nov. 2020.

PIRES, Nuno Filipe Lopes Agualusa. Sintonia de Controladores Baseada em sistemas de inferência difusa. 2012. 110 f. Instituto Superior de Engenharia do Porto, 2012.

SANTOS, Bruno Feldens Dos. Técnicas de Sintonia de Controlador Difuso Aplicado ao Controle de Processos. 2019. 77 f. Universidade Federal de Sergipe, 2019. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2020.

SEBASTIÃO, Ana Margarida Varela. Sintonização de controladores difusos através de técnicas de optimização não-linear com restrições. 2015. 76 f. Universidade Nova de Lisboa, 2015. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-324

Refbacks

  • There are currently no refbacks.