Brincando e aprendendo com as aves:um despertar para a conservação – Museu de Ciências Naturais PUC Minas/ Playing and learning with the birds:an awakening for conservation - PUC Minas Natural Science Museum

Thais Drumond

Abstract


O presente trabalho trata da elaboração e da aplicação de um jogo educacional com objetivo de difundir características de aves brasileiras, por meio da apresentação das vocalizações, visualização de imagens e informações sobre os hábitos alimentares de 15 espécies selecionadas que ocorrem no ambiente urbano e na natureza. O jogo se resume a exploradores que percorrem uma trilha passando pelas casas do tabuleiro onde estas estão marcadas por casas especiais. Antes de começar a partida, umobservador por fora do jogo apresenta as 15 espécies de aves, descrevendo seu nome, comportamento e alimentação. Nas casas especiais existem imagens como: nota musical, item alimentar e binóculos. Na maneira que os jogadores param nessas casas, escolhem uma carta de acordo com as imagens e suas ações. Na casa marcada com a imagem do binóculo, o número da carta corresponde ao número da foto da ave e, assim, o jogador que escolher esta deverá identificar seu nome popular. Para a imagem de item alimentar, o jogador deverá identificaro tipo de alimentação da ave correspondente ao número da carta. Já na casa com a nota musical, o número da carta contém a faixa do som e uma dica sobre qual espécie se trata. Assim, o observador apresenta a vocalização para o jogador tentar identificar a espécie. O jogo é finalizado quando o primeiro peão chega ao final da trilha. Este jogo foi criado para inspirar atividades lúdicas durante eventos como dia dos animais e para dinâmicas de colônia de férias no Museu de Ciências Naturais PUC-MG.


Keywords


Jogo das aves, ensino não-formal, Museu de Ciências Naturais PUC-MG

References


AMARO, A. PÓVOA, A. MACEDO, L. A arte de fazer questionários. Departamento de química, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2004.

CAMPOS, L.M.L. BORTOLOTO, T.M.; FELÍCIO, A.K.C. (2003). A Produção de Jogos Didáticos para o Ensino de Ciências e Biologia: Uma Proposta para Favorecer a Aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, São Paulo, Brasil. p. 35- 48. Disponível em: . Acesso em: 23 de novembro de 2015.

CUNHA, N. Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: FAE. 1988.

GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. A Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO,1, Rio de Janeiro, 2001, Anais..., Rio de Janeiro, 2001, p.389-92.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo, 1996.

Santos, A.M.P.; Franzolin, F. &Fejes, M. 2005. Projeto Aves, um exemplo de ensino de ciências aliado ao uso de novas tecnologias. Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Atlas do ENPEC nº 5.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-327

Refbacks

  • There are currently no refbacks.