Aula pela tv – a experiência de um aluno do telensino / The tv classroom - the experience of a telensino student

Roberta Lúcia Santos de Oliveira, Livia Julyana G. Lira, Gleíza Guerra de Assis Braga, Felipe Jhonantan Rodrigues da Silva, Paulo Roberto de Freitas Braga

Abstract


Neste artigo recontaremos a história do Telensino nos baseando nas lembranças, memórias e recordações de um aluno recém-saído do sistema convencional de ensino e que passou a ter aulas pela televisão. A pesquisa é de natureza qualitativa com procedimentos em estudos bibliográficos e entrevista e tem por objetivo de investigar de que modo o sistema Telensino era visto por um aluno. O protagonista desta investigação é o Prof. Dr. Francisco Humberto Cunha Filho, que na época estudou pelo sistema de TV. A Televisão Educativa do Ceará – TVE foi à emissora responsável pela introdução e emissão do telensino em todo o Estado, respaldada pelo Parecer n. 760/74, aprovado pelo Conselho de Educação no dia 10 de outubro de 1974 dando a esta emissora poder para iniciar suas atividades de telensino no dia 7 de março de 1974, ano em que a TVE foi inaugurada e atendeu em primeira instância 4.139 alunos da capital Fortaleza e demais municípios do Estado, totalizando sete destes. Na entrevista com o professor Humberto Cunha foi possível notar que, para ele, era prazeroso relembrar os tempos de aluno, seus colegas e professores e que alguns fatos ocorridos nessa época e que foram vistos de certa foram, ao rememorá-los durante a entrevista, possuíam outro ponto de vista.


Keywords


História da Educação, Ensino, Telensino.

References


BODIÃO. Idevaldo da Silva. Estudo sobre o cotidiano das classes do Telensino de uma escola da rede pública do Ceará. (Tese) Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1999.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CAMPOS, José Gerardo. Televisão – objeto de ensino para uma educação de sujeitos – análise de uma experiência. (Dissertação) Mestrado em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 1983.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.

POLAK, Ymiracy N. de S., DINIZ, José Alves, POLAK JR. Pedro Ivo. Estrutura e organização do trabalho científico. In: POLAK, Ymiracy N. de Sousa, DINIZ, José Alves e SANTANA, José Rogério. Dialogando sobre metodologia científica. Fortaleza: Edições UFC, 2011. (Coleção Diálogos Intempestivos, 104).

SILVA, Patrícia Targino e DIAS, Ana Maria Iório. Reflexões sobre a avaliação no sistema de Telensino. In: BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto e DIAS, Ana Maria Iório (Orgs.). Imagens distorcidas: atualizando o discurso sobre o Telensino no Ceara. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2003.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-346

Refbacks

  • There are currently no refbacks.