Educação contemporânea: análise sob a lógica do capitalismo / Contemporary education: analysis under the logic of capitalism

Roberta Lúcia Santos de Oliveira, Livia Julyana G. Lira, Gleíza Guerra de Assis Braga, Felipe Jhonantan Rodrigues da Silva, Paulo Roberto de Freitas Braga

Abstract


O presente artigo de natureza qualitativo, busca analisar o papel que a educação vem assumindo na sociedade capitalista, apontando os seus limites, possibilidades e contradições. Para o alcance dessa finalidade, recorremos brevemente sobre a História da Educação. Em seguida realizamos uma revisão teórica acerca do papel e das formas assumidas pelo processo produtivo que culminam na escola, desviando esta de seu papel enquanto transformador da sociedade. Particularmente, em tempos de crise estrutural do capital, averiguando seus desdobramentos quando foram atribuídos vários papéis à educação: transmitir os conhecimentos necessários à formação para o mercado de trabalho; disseminar as ideias da classe dominante, de forma subtendida e até mesmo de forma notória; promover a inclusão social e ambiental, dentre outros. A educação foi fundada pelo trabalho como uma atividade fundamental no processo de reprodução social, sendo inserida no sistema capitalista correspondendo a uma educação voltada para atender às necessidades do capital em seu processo de expansão e acumulação ampliada.

Keywords


História, Educação contemporânea, Capitalismo.

References


AZEVEDO, Fernando. A Cultura Brasileira. São Paulo: Editora da USP, 2010.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: ed. da Unesp, 1999.

COMTE, August. Filosofia Social. (1816-1828).

DARWIN, Charles. A Origem das Espécies,1859.

HILL, Cristopher. A Bíblia Inglesa e as Revoluções do Século XVII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

DURKHEIM, É. Educação e Sociologia. 6. ed.São Paulo: Melhoramentos, 1965.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala. Lisboa: Livros do Brasil, 1957. FREUD. Sigmund. A Interpretação dos Sonhos, 1900.

IOSCHPE, Gustavo. A ignorância custa um mundo: o valor da educação no desenvolvimento do Brasil. São Paulo: Francis, 2004.

LIPOVETSKY, GILLES; SERROY, Jean. O Ecrã Global. Lisboa, Edições 70, 2010.

________________________________. O Capitalismo Estético na Era da Globalização. Lisboa, Edições 70, 2013.

MARX. Karl. O Manifesto Comunista,1847.

___________. O Capital, 1867.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Do Contrato Social. (1762).




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-348

Refbacks

  • There are currently no refbacks.