Implicações da lógica do capital na educação: reflexões sobre a gestão escolar em Altamira-PA / Implications of the logic of capital on education: reflections on school management in Altamira-PA

Flávio Holanda dos Santos, Leane Lima Oliveira

Abstract


Este artigo trata das implicações da lógica do capital na educação: reflexões sobre a gestão escolar no município de Altamira – PA; com o objeto de pesquisa voltado para a lógica do capital e suas implicações na gestão escolar. Apresenta-se uma pesquisa de base crítico-dialética, com o objetivo de realizar reflexões sobre as implicações da lógica do capital na gestão escolar, assim como analisar, a partir do IDEB, as contradições que implicam o sucesso e o fracasso do ensino público no referido município, através de um estudo sobre a EMEF Clarice Lispector. Considerando os referenciais teóricos e de dados educacionais da referida escola lócus desta investigação, elaboramos uma discussão sobre duas tendências de gestão educacional que se destacam neste estudo: A primeira concepção diz respeito à gestão gerencial, com característica pretensamente ingênua e traz postura que simula neutralidade, estando ligada à concepção tradicional da educação e de gestão escolar, gerando a reprodução da ideologia dominante, influenciados pela lógica do capital. A segunda concepção trata da gestão democrática, na qual o gestor escolar rompe com a neutralidade e assume postura participativa diante da gestão, defende uma concepção de educação com foco na emancipação dos sujeitos, na participação e gestão verdadeiramente democrática. Os resultados destes estudos, revelaram que as influências dos modos de produção capitalista no modelo de gestão que predomina na escola pesquisada é um fator que merece destaque, denominado modelo de gestão gerencial. Porém, a ênfase no modelo gerencial faz com que os sujeitos educacionais se distanciem da gestão verdadeiramente democrática. Além disso, o estudo conclui que, para que a gestão seja realmente democrática, ela deve seguir um movimento dialético de não negacionismo total da gestão gerencial, mas de associação por superação e incorporação aos princípios da gestão democrática, participativa e autônoma – e esses processos de gestão só são efetivamente garantidos através da eleição direta de escolhas de diretores pela comunidade escolar, tendo em vista uma educação mais orgânica, crítica, integral e emancipadora, portanto não-neutra.

Keywords


Capital; Gestão Gerencial; Gestão Democrática; Emancipação.

References


ALTAMIRA. Dados educacionais. Divisão de Estatística e Documentação Escolar. 2020.

EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida. Formação humana ou produção de resultados? Trabalho docente na encruzilhada. Revista Contemporânea de Educação, v. 10, p. 89-114, 2015.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da Pesquisa Científica. Ceará: Universidade Estadual do Ceará, 2002.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Fundamentos científicos e técnicos da relação trabalho e educação no Brasil de hoje. In: LIMA, J. F.; NEVES, L. W. (org.). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. p. 241-288. Disponível em: http://www.fiocruz.br/editora/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=412&sid=5.

GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

HADDAD, Sérgio (Org). Banco Mundial, OMC e FMI: o impacto nas políticas educacionais. São Paulo, Cortez, 2008.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. IDEB Resultados e Metas. 2020. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/. Acesso em: 20 set. 2020.

LIBÂNEO. José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v. 46, p. 38-62, 2016.

MÉSZÁROS, Isteván. A Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira. Sistemas municipais de ensino e o instituto Ayrton Senna na Amazônia paraense. 2013. 392 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

NETTO, José Paulo. Karl Marx: Uma biografia/José Paulo Netto. 1ed. São Paulo- SP: Boitempo, 2020.

SOUSA, Raimundo. Educação e a democratização da gestão: mediações e contradições. Curitiba: CRV, 2021.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-371

Refbacks

  • There are currently no refbacks.