Análise epidemiologica de pacientes acometidos por acidente vascular encafálico (ave) em Alagoas / Epidemiological analysis of pacients affected by stroke in Alagoas

Authors

  • Iole Guimarães Firmino
  • Lorena Sampaio Monteiro Malta Gaia
  • Laércio Pol -Fachin

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-388

Keywords:

Doença Cerebrovascular, Internação, Mortalidade.

Abstract

Segundo a organização mundial se saúde (OMS), O acidente vascular encefálico (AVE), em países desenvolvidos é a segunda maior causa de morte no mundo, atrás somente das doenças cardíacas isquêmicas, sendo a principal causa de morte no país. Sua incidência depende diretamente do estilo de vida seguido pela população e de doenças previamente estabelecidas, tendo como fator de risco o sedentarismo, alimentação, obesidade, estresse, hipertensão arterial sistêmica, aneurisma, diabetes melitus, dislipidemia, aterosclerose, uso de drogas ilícitas, dentre outros. Objetivo do trabalho é conhecer o perfil de Alagoas, mediante a incidência de AVE, para que a partir dos dados coletados, este estudo possa servir de instrumento para o desenho de novas estratégias e ações principalmente na porta de entrada do sistema de saúde voltadas a patologia; Afim de promover a prevenção da doença e melhorar a qualidade de vida dos acometidos por ela. Metodologia: Dados serão coletados do DATASUS no estado de ALAGOAS durante o período de 2008 e 2018, tendo como base variáveis: sexo, faixa etária, ano de atendimento e taxa de mortalidade. Resultados e discussão: A partir de uma observação geral, nota-se um aumento da incidência de AVE na população alagoana, além de altas taxas de mortalidade pela doença. A taxa de mortalidade de pessoas abaixo de 50 anos diminuiu ao longo dos anos, divergindo a da realidade nacional que apresenta dados contrários. Bem como uma discreta predominância de gravidade em pacientes do sexo masculino. Conclusão: Dessa forma, se faz necessário medidas de prevenção e de mudança dos hábitos de vida, a fim de reduzir os fatores de risco para patologias cardiovasculares. Além da necessidade de otimizar o atendimento precoce ainda na janela terapêutica com o objetivo de reduzir agravos da doença.

References

ALVES, C. L.; DE SANTANA, D. S. ; DE ANDRADE AOYAMA, E. . Acidente vascular encefálico em adultos jovens com enfase nos fatores de risco. Revista Brasileira Interdisciplinar de Saúde, v. 2, n. 1, 2020.

CASTRO, J. A. B. de, EPSTEIN, M. G., SABINO, G. B., NOGUEIRA G. L. O., et al. Estudo dos principais fatores de risco para acidente vascular encefálico. Rev da Soc Bras Clínica Médica. 2009;7:171–3.

Correia ALF, Fatores genéticos de risco para acidente vascular cerebral jovem [tese]. Portugal: Universidade de Aveiro; 2011.

LESER, Felipe Saceanu; DE ANDRADE, Francisco Eduardo Penna Doutel. Perfil epidemiológico e tratamento de acidente vascular encefálico em hospital da cidade do Rio de Janeiro, 2018. Academus Revista Científica da Saúde, v. 5, n. 2, p. 18-29, 2020.

SILVEIRA, E. S. da; MONTANHA, L. R.. Perfil epidemiológico dos pacientes acometidos por acidente vascular encefálico isquêmico. 2019.

WHO: World Health Organization [Internet]. Neurological disorders: public health challenges. Geneva: WHO; 2006 [citado em 2020 junho 24]. Disponível em: http://www.who.int/mental_health/neurology/neurological_ disorders_report_we b.pdf

Published

2021-10-28

How to Cite

Firmino, I. G., Gaia, L. S. M. M., & -Fachin, L. P. (2021). Análise epidemiologica de pacientes acometidos por acidente vascular encafálico (ave) em Alagoas / Epidemiological analysis of pacients affected by stroke in Alagoas. Brazilian Journal of Development, 7(10), 100528–100534. https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-388

Issue

Section

Original Papers