Análise da viabilidade técnica e econômica para o uso de biodigestores em organização militar criadora de eqüinos levando em consideração os créditos de carbono / Technical and economic feasibility analysis for the use of biodigesters in a horse breeding military organization considering carbon credits

Romero de Albuquerque Maranhão, Norberto Stori

Abstract


A geração de biogás produz inúmeras vantagens, principalmente em relação ao meio ambiente, transformando dejetos causadores de poluição em energia útil a ser aproveitada, através da biodigestão.  Este trabalho consiste em uma análise técnica e econômica e preliminar da viabilidade de produção de energia térmica por meio de biogás, levando em consideração os créditos de carbono e sintetizado a partir de resíduos provenientes dos eqüinos criados por uma Organização Militar do Estado de São Paulo. Embora haja custos para implantação do sistema, o uso de biodigestores é: uma possível solução para o problema da destinação dos resíduos dos eqüinos; uma fonte de energia renovável; e uma fonte de recursos com a venda dos créditos de carbono, em função da não emissão de metano.


Keywords


Biogás; Impacto Ambiental; Energia; Resíduos Sólidos

References


AGÊNCIA BRASIL. Estrume de cavalos do exército gera energia e fertilizante. Brasília, 2007. Disponível em: http://www.cabecadecuia.com/noticias/3395/estrume-de-cavalos-do-exercito-gera-energia-e-fertilizante.html. Acessado em: 10 de dezembro de 2010.

BARRERA, Paulo. Biodigestores: Energia, Fertilidade e Saneamento Para Zona Rural. São Paulo: Ícone, 1993.

BATISTA, L. F. Manual técnico construção e operação de biodigestores. Brasília, 1981, 54p.

CASTANHO, D. S.; ARRUDA, H. J. Biodigestores. In: Anais da VI Semana de Tecnologia em Alimentos. UTFPR, 2008. Disponível em: http://www. pg.utfpr.edu.br/setal/docs/artigos/2008/a2/004.pdf. Acesso em: 10 de dezembro de 2013.

CENBIO. Nota Técnica VIII: Biogás e o mercado de crédito de carbono. São Paulo, 2008. Disponível em: http://cenbio.iee.usp.br/download/documentos/notatecnica_viii. pdf. Acesso em: 10 de dezembro de 2013.

CEPEA. Estudo do complexo do agronegócio cavalo. 2006. Disponível em: http://www.cepea.esalq.usp.br/pdf/cavalo_resumo.pdf. Acesso em: 28 de dezembro de 2014.

COLDEBELLA, A.; SOUZA, S. N. M.; SOUZA, J. Viabilidade da cogeração de energia elétrica com biogás da bovinocultura de leite. In: AGRENER GD 2006 – 6º Congresso Internacional sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural. UNICAMP, Campinas, 2006.

COSTA, D. F. Geração de Energia Elétrica a Partir do Biogás do Tratamento de Esgoto. Dissertação de Mestrado, USP, São Paulo, 2006.

CURY, M. Cavalaria completa 118 anos sem parar no tempo. São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.marcelocury.com/cavalaria-completa-118-anos-sem-parar-no-tempo/. Acesso em: 18 de dezembro de 2014.

EMBRAPA – Empresa Brasileira de Agropecuária. Primeiro inventário brasileiro de emissões antrópicas de gases de efeito estufa. Relatórios de Referência – Emissão de metano da pecuária. Ministério de Ciência e Tecnologia/MCT, 2002.

EXÉRCITO BRASILEIRO, 2010. Boas Práticas – Biodigestor. Disponível em: http://www.exercito.gov.br/03ativid/meioambiente/materias/biodigestor.htm. Acesso em: 30 de setembro de 2014.

FREYRE, G.M. Nordeste : aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do nordeste do Brasil. Rio de Janeiro : Jose Olympio, 1937.

GASPAR , R. M. B. L. Utilização de biodigestores em pequenas e médias propriedades rurais com ênfase na agregação de valor: Um estudo de caso na região de Toledo-PR. Pós-Graduação em engenharia de produção e sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2003, 119p.

GITMAN, Lawrence J. Principios de administração financeira. São Paulo: Harbra, 2002.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário. 2006.

IPCC, 1995. Climate Change 1994. Radiative Forcing of Climate Change. Cambridge: University Press. 339p.

LA FARGE, B. Le Biogaz – Procedes de Fermentation Méthanique. Paris, Masson, 1979.

LEAL, B. B. Avaliação do bem-estar dos eqüinos de cavalaria da Polícia Militar de Minas Gerais: indicadores etológicos, endocrinológicos e incidência de cólica. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Veterinária –UFMG, 2007.

LINDEMEYER, R. M. Análise da viabilidade econômico-financeira do uso do biogás como fonte de energia elétrica. Trabalho de Conclusão de Curso de Administração, UFSC, 2008.

LUCAS JÚNIOR, J. Estudo comparativo de biodigestores modelos indiano e chinês. Tese (Doutorado em Produção Vegetal) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 1987.

LUCAS JÚNIOR, J.; SOUZA, C. F.; LOPES, J. D. S. Construção e operação de biodigestores. Série energia alternativa, manual 441. Viçosa-MG, CPT, 2003, 176 p.

MOURA, J.P. & PANNIR SELVAM, P.V.P., Sistema integrado de energia usando fundamentos de engenharia ambiental. Bioenergy World Américas, 2006. Disponível em: www.bioenergy-world.com/americas /2008/IMG/. Acesso em: 12 de dezembro de 2014.

NOGUEIRA, L. A. H. Biodigestão: a alternativa energética. São Paulo: Nobel, 1986.

NOGUEIRA, C. E. C., ZÜRN, H. H.. Modelo de dimensionamento otimizado para sistemas energéticos renováveis em ambientes rurais. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v.25, n.2, p.341-348, maio/ago, 2005.

OLIVEIRA, P. A. V. Tecnologias para o manejo de resíduos na produção de suínos: manual de boas práticas. Concórdia, Embrapa Suínos e Aves, 2004, 109p.

PARANÁ ON LINE. Projeto do Lactec para produção de biogás será usado pela Polícia Militar. 2007. Disponível em: http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/ news/250831/?noticia=PROJETO+DO+LACTEC+PARA+PRODUCAO +DE+BIOGAS+SERA+USADO+PELA+POLICIA+MILITAR. Acesso em: 23 de dezembro de 2014.

REVISTA EXAME. Dejetos da cavalaria real britânica vão gerar energia. 2010. Disponível em: http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/ dejetos-cavalaria-real-britanica-vao-gerar-energia-580828. Acesso em: 23 de dezembro de 2014.

SALOMON, K. R. Avaliação técnico-econômica e ambiental da utilização do biogás proveniente da biodigestão da vinhaça em tecnologias para geração de eletricidade. Itajubá. 219 p. Tese de Doutorado (Doutorado em Conversão de Energia) – Instituto de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Itajubá, 2007.

SGANZERLA, E. Biodigestor: uma solução. Agropecuária, Porto Alegre, 1983.

TEIXEIRA, E. N. Adaptação de estruturas existentes (esterqueiras) em biodigestores. Tese de Mestrado. UNICAMP, Campinas, 1985.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-218

Refbacks

  • There are currently no refbacks.