Estudo comparativo dos métodos de cálculo semiempíricos com os ensaios de carregamento dinâmico e carregamento estático, estudo de caso de edifícios altos com fundação de perfis metálicos / Comparative study of semi-empirical calculation methods with dynamic loading tests and static loading tests, case study of tall buildings with foundation of metallic profiles

Alcides Gomes Moreira Neto, Caio José Bastos Marques dos Santos, Euler Santos Arruda Junior, Julio Augusto de Alencar Junior

Abstract


O estudo se resume em a comparação dos resultados dos Ensaios, in loco, Dinâmico e de Carregamento Lento (este último que necessitou ser extrapolados pelo método de Van Der Veen, de acordo com a NBR 6122), com os métodos de cálculo semiempíricos de Aoki-Velloso e Decourt-Quaresma. Para tal, foram usadas como dados dez estacas de perfil metálico tipo I na fundação de um prédio comercial na região sul da cidade de Belém do Pará, onde a estratigrafia é composta por camadas intercaladas de areias compactadas à compactas medias e argilas mole à rijas. A metodologia do estudo se deu pela comparação dos valores de carga mobilizada perante os parâmetros de transferência de carga. Com base nos resultados foram gerados gráficos de força mobilizada em relação ao deslocamento. Foram atingidos resultados satisfatórios, levando-se em comparação o comprimento das estacas, com proximidade aos valores dos métodos de Aoki-Velloso e Decourt-Quaresma.


Keywords


Load Capacity, Slow Loading Test, Dynamic Tests, Load Tests, Deep Foundations

References


ALONSO, U. R. Previsão e Controle das Fundações 2ª edição. Editora Blucher. São Paulo. 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6484. Solo – Sondagens de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio. Rio de Janeiro – RJ. 2001.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8036. Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios. Rio de Janeiro – RJ. 1983.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12131. Estacas - Prova de Carga Estática - Método de Ensaio. Rio de Janeiro – RJ. 2006.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13208. Estacas – Ensaio de Carregamento Dinâmico. Rio de Janeiro – RJ. 2007.

VAN DER VEEN, C.; The bearing capacity of a pile; Proc. III ICSMFE, vol 2, pp. 84-90; Zurich; 1953

VELLOSO, D. A.; LOPES, FRANCISCO R. Fundações. Critérios de projeto – Investigações de Subsolo – Fundações Superficiais. Rio de Janeiro: Oficina de Textos, 2004. 1 v.

VELLOSO, D. A.; LOPES, FRANCISCO R. Fundações Volume 2. 2ª edição. Editora Oficina De Textos. São Paulo. 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-091

Refbacks

  • There are currently no refbacks.