Análise de estabilidade de talude do areal morro branco por meio de simulação do software geoslope. / Slope stability analysis of the morro branco areal slope by means of geoslope software simulation.

Authors

  • Everton Miranda da Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • José Carlos da Silva Porto Neto
  • Mário Mareco da Silva
  • Rafael Marques dos Santos
  • Tassius Pereira Lima

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-153

Keywords:

Estabilidade, Talude, Software, Fator, Segurança.

Abstract

A análise de estabilidade de taludes tem significativa importância nos dias atuais, tal fator se dá devido a necessidade de expansões urbana e de se ocupar de locais cuja estabilidade é dada por um talude. Desta forma estudos metodológicos na área geotécnico vem tendo um grande crescimento nos últimos anos. Tal crescimento, é resultado de avanços tecnológicos que possibilitam a obtenção de dados mais precisos e eficaz, pois buscam fornecer mais segurança nos taludes, em virtude do crescimento populacional dentre outras aplicabilidades nos vários setores da engenharia. Análises de estabilidades de taludes devem constar os fatores de maior relevância sendo a topografia, a geologia do terreno, hidrogeologia, clima e a interferência das ações humanas no local, principalmente se este terreno for de uma área urbana ou próxima de uma, ademais, toda a estabilidade da área a qual se estuda, irá ser garantida com as considerações pospositivas destes fatores. O presente trabalho tem como principal foco, a elaboração de uma análise da estabilidade de um talude do Areal de Morro Branco (localizado no município de Porto Grande-AP), com o intuito de verificar e analisar a superfície de ruptura. Nesta análise foi empregado o método Bishop para a verificação da estabilidade do talude, com a utilização do software GeoSlope-GeoStudio ®, o qual irá identificar o fator de segurança do talude estudado.

References

CARVALHO, G. L. Ambientes Cognitivos para Projetação: um estudo relacional entre as mídias tradicional e digital na concepção do projeto arquitetônico. 260f. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco. CAC. Desenvolvimento Urbano, 2004 .

COELHO, Antônio Freitas. Análise de estabilidade de taludes pelos métodos MonrgesternPrice e Correia. Porto: Dissertação de mestrado,2013.

CHING, Francis D. K. Arquitetura, Forma, Espaço e Ordem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

FABRÍCIO, João Vicente Falabella. Análises probabilísticas da estabilidade de taludes e contenções. Rio de Janeiro: PUC/ Departamento de Engenharia Civil, 2006.

FERREIRA, João Luís Ferrás. Análise de estabilidade de taludes pelos métodos de Jambu e Spencer. Porto: FEUP/ Departamento de Engenharia Civil, 2012.

FIORI, Alberto Pio; CARMIGNANI, Luigi. Fundamentos de mecânica dos solos e das rochas: aplicação na estabilidade de taludes. – 2ª ed. Curitiba: Ed. UFPR, 2009.

LIMA, Analice F. Comportamento geomecânico e análise de estabilidade de uma encosta da formação barreiras na área urbana da cidade do Recife. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.

MARANGON, Márcio. Notas de aula: Tópicos em Geotecnia e Obras de terra. UFJF, 2006. Disponível em: < http://www.ufjf.br/nugeo/files/2009/11/togot_Unid04EstabilidadeTaludes01.pdf>. Acesso em 13/11/2018.

SILVA, João Paulo Moreira. Os métodos de equilíbrio limite e dos elementos finitos na análise de estabilidade de talude. Porto: FEUP/ Departamento de Engenharia Civil, 2011.

SILVA, Everton Miranda da. Análise de estabilidade de talude por meio de simulação numérica: método dos elementos finitos. Pará: UFPA/ Dissertação de conclusão de curso, 2013.

Published

2021-11-10

How to Cite

Silva, E. M. da, Neto, J. C. da S. P., Silva, M. M. da, Santos, R. M. dos, & Lima, T. P. (2021). Análise de estabilidade de talude do areal morro branco por meio de simulação do software geoslope. / Slope stability analysis of the morro branco areal slope by means of geoslope software simulation. Brazilian Journal of Development, 7(11), 103941–103951. https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-153

Issue

Section

Original Papers