O campo religioso na animação cinematográfica / The religious field in animated film

Carla Lima Massolla Aragão da Cruz

Abstract


Este trabalho integra um projeto maior de doutorado, cujo objetivo foi o de analisar a construção de sentidos nas animações cinematográficas, como suas produções influenciam e são influenciadas pelas características culturais, sendo um produto da cultura, mas também um produtor dela. Entre os aspectos culturais de maior expressão e que causam grande impacto social, temos a religião, cuja compreensão é indispensável para entender o patrimônio cultural e artístico de uma sociedade. Sabendo-se que as ferramentas audiovisuais atuam na divulgação dos aspectos culturais, este artigo tem por objetivo analisar como o campo religioso tem sido abordado nas animações cinematográficas. Embora o assunto esteja intimamente vinculado a fé, este texto não tenciona criticá-la ou defendê-la, uma vez que possui foco na expressão fílmica, cujas características identificadas apontam que os títulos analisados possuem maior confluência com conteúdo inserido em outras narrativas religiosas ao invés dos textos bíblicos de origem.


Keywords


animação, campo religioso, cinema, dez mandamentos, O príncipe do Egito.

References


AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó (SC): Argos, 2009.

ARCHER, Gleason. L. Merece confiança o Antigo Testamento? Tradução Gordon Chown. São Paulo: Vida Nova, 2000.

BADIOU, Alain. Paixão pelo real e montagem pelo semblante. In: O século. Aparecida (SP): Ideias & Letras, 2007, pp. 81-95.

BÍBLIA DE JERUZALÉM. São Paulo: Paulus, 2002.

BÍBLIA THOMPSON, São Paulo: Vida, 1999.

COLEMAN, Willian L. Manual dos Tempos e Costumes Bíblicos. Belo Horizonte: Betânia, 1991.

DENIS, Sébastien. O Cinema de Animação. 1. ed. Tradução de Marcelo Félix. Lisboa: Editora Texto & Grafia, 2010.

FOSSATTI, C.L. Categorias de narratividade no cinema de animação: atualização dos valores éticos de Aristóteles segundo Edgar Morin. 2010.p.11. Disponível no site http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3040. Acesso em 18 de junho de 2015.

GADELHA, J. A evolução dos computadores. Disponível no site: http://www2.ic.uff.br/~aconci/evolucao.html. Acesso em 19 de junho de 2015.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença – o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-Rio, 2010.

_____. Atmosfera, ambiência, stimmung: sobre um potencial oculto da literatura. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-Rio, 2014.

KARNAL, Leandro. Pecar e Perdoar: Deus e o homem na história. 2 ed. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2015.

VADICO, Luiz A. O Campo do filme religioso: cinema, religião e sociedade. Jundiaí: Paco editorial, 2015.

WELLS, Paul. Understanding Animation. 1. ed. Londres: Routledge, 2002.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-173

Refbacks

  • There are currently no refbacks.