Análise de fissuras em paredes de vedação: Estudo de caso residencia localizada no Bairro da Paz, Manaus-AM / Analysis on sealing wall’s cracks: Case study of a residence located at Bairro da Paz, Manaus-AM

Authors

  • Dayani Brito Dias
  • Raimundo Edson Moreira dos Anjos
  • Paulo José Simão Gonçalves
  • Érika Cristina Nogueira Marques Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-176

Keywords:

Fissura, parede de vedação, tratamento.

Abstract

O estudo visa discriminar a ocorrência de fissuras em paredes de vedação presentes em uma residência localizada no bairro da Paz, Manaus-Amazonas. Para este estudo foi realizada uma visita in loco para posterior análise e observação bibliográfica para conceitualizar o tipo de cada fissura. As fissuras se classificam de acordo com sua fenda, feição e local de aparição. De acordo com a tipologia da fissura, há uma etiologia e uma técnica de resolução apropriada. As fissuras mais predominantes foram: Em janelas, entre a parede e o pilar e no revestimento.

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13755: Revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas com utilização de argamassa colante - Projeto, execução, inspeção e aceitação - Procedimento. Rio de Janeiro: 2017.

BEREZOVSKY, Rejane Saute. Quais são as causas mais comuns de fissuras nas construções? Disponível em <https://www.aecweb.com.br/revista/materias/quais-sao-as-causas-mais-comuns-de-fissuras-nas-construcoes/16674> Acesso em 04 de Outubro de 2021 às 19:45.

BOLINA, Fabrício Longhi; TUTIKIAN, Bernardo Fonseca; HELENE, Paulo. Patologia de estruturas. São Paulo: Oficina de Textos, 2019.

CALDEIRA, P. H. A. OLIVEIRA, G. M. V. SILVA JÚNIOR, L. A. VIEIRA, A. C. Análise de fissuras em alvenaria de vedação – Estudo de caso: UEMG – Unidade de João Monlevade. Itajubá: Universidade Federal de Itajubá, 2019.

GRANATO, José Eduardo. Patologia das Construções. Disponível em <http://irapuama.dominiotemporario.com/doc/Patologiadasconstrucoes2002.pdf> Acesso em 04 de Outubro de 2021 às 19:22.

INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO. Norma de inspeção predial. São Paulo: 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS. Norma de vistoria cautelar. Belo Horizonte: 2014.

SOUZA, Vicente Custódio Moreira de. RIPPER, Thomaz. Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto. 1ª ed. São Paulo: Pini, 1998.

TAGUCHI, Mário Koji. Avaliação e qualificação das patologias das alvenarias de vedação nas edificações. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

VITÓRIO, Afonso. Fundamentos da patologia das estruturas nas perícias de engenharia. Recife: Instituto Pernambucano de Avaliações e Perícias de Engenharia, 2003.

Published

2021-11-11

How to Cite

Dias, D. B., dos Anjos, R. E. M., Gonçalves, P. J. S., & Pinheiro, Érika C. N. M. (2021). Análise de fissuras em paredes de vedação: Estudo de caso residencia localizada no Bairro da Paz, Manaus-AM / Analysis on sealing wall’s cracks: Case study of a residence located at Bairro da Paz, Manaus-AM. Brazilian Journal of Development, 7(11), 104306–104318. https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-176

Issue

Section

Original Papers