I curso de capacitação em língua brasileira de sinais (libras) para futuros profissionais da área da saúde (2017): um relato de experiência/I Brazilian sign language training course for future health professionals (2017): an experience report

Authors

  • Aryadyne Bueno Rocha Szesz
  • Fabiana Postiglione Mansani
  • João Victor Chiquetto Silva
  • Lincoln Denck de Bonfim
  • Mariane Marcelino Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-252

Keywords:

Medicina de Família e Comunidade. Extensão comunitária. Educação médica. Libras. Capacitação. Relação médico-paciente.

Abstract

Considerando que há, no Brasil, uma defasagem de capacitação dos profissionais para comunicação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), ocasionando um atendimento que não satisfaz um dos princípios do Sistema Único de Saúde, a equidade, os alunos do curso de Medicina da UEPG, integrantes do comitê local UEPG da IFMSA Brazil, buscaram, com a oferta desse curso, integrar os acadêmicos dos cursos da área da saúde da UEPG aos procedimentos para atendimento inclusivo. Toda a carga horária do curso foi direcionada a um atendimento ambulatorial e compreensão de informações a serem passadas pelo paciente na urgência e emergência. O curso inicialmente contou com cerca de trinta alunos das mais variadas áreas acadêmicas, na maioria da saúde. Isso demonstra que o projeto atingiu seu objetivo de fomentar a busca de um melhor entendimento dos sinais e sintomas dos pacientes surdos pelos profissionais da saúde, gerando um impacto positivo no futuro profissional dos envolvidos no curso. Assim, observamos que há inúmeras vantagens quando o profissional da saúde tem o conhecimento necessário para o atendimento em Libras: otimiza-se o uso do tempo, além de haver diminuição de riscos relacionados a falhas de comunicação e realização de procedimentos desnecessários, por problemas de comunicação.

 

References

CHAVEIRO, N.; PORTO, C. C.; BARBOSA, M. A. Relação do paciente surdo com o médico. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, Goiânia, v. 75, n. 1, p. 147-150, 2009.

IGUMA, A.; PEREIRA, C. B. Saúde em libras: vocabulário ilustrado: apoio para atendimento ao paciente surdo. São Paulo: Áurea Editora, 2010.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Demográfico Brasileiro 2010. Disponível em: http://www.ibge.com.br/.

MONARETTI, F. H.; CAMPOS, M. L. I. L.; TAKESHITA, T. K.; ISAAC, M. L. Aspectos éticos da relação médico-paciente surdo durante a consulta médica. São Paulo, 2008.

Published

2019-10-20

How to Cite

Szesz, A. B. R., Mansani, F. P., Silva, J. V. C., Bonfim, L. D. de, & Fernandes, M. M. (2019). I curso de capacitação em língua brasileira de sinais (libras) para futuros profissionais da área da saúde (2017): um relato de experiência/I Brazilian sign language training course for future health professionals (2017): an experience report. Brazilian Journal of Development, 5(10), 20739–20745. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-252

Issue

Section

Original Papers