Construções de residências com painéis monolíticos em eps na cidade de Manaus / Home constructions with monolithic panels in eps in the city of Manaus

Alexandre Magno Neves, Ana Carolina Carioca Gomes, David Cardoso dos Santos, Erika Cristina M. Pinheiro

Abstract


Os métodos construtivos residenciais, na cidade de Manaus, não são diferentes dos utilizados em qualquer outro lugar do país, porém sabemos que a logística da cidade  não é favorável, tornando as construções mais onerosas do que já são e a dificuldade de famílias de baixa renda em obter sua casa própria se torna muito mais inacessível, devido ao alto custo dos materiais de construção e o valor da mão de obra do profissional, pensando nessa problemática, o trabalho de Conclusão em questão está voltando para desenvolver um estudo sobre as formas construtivas com o método tradicional em alvenaria e com painel monolítico em EPS, destacando o método de Construção com EPS, como uma forma de construção na cidade de Manaus ainda pouco utilizada, porém viável, se comprovado seu custo benefício, seja possível que mais famílias de baixa renda adquiram sua casa própria por um valor mais acessível. O trabalho foi desenvolvido pensando em disponibilizar uma forma de construção sustentável e que ofereça segurança, qualidade, conforto e preço acessível.

 

 


Keywords


Método EPS, Custo X benefício, Residência.

References


GONÇALVES, Ricardo. EPS, uma tendência na construção para um futuro melhor. Disponível em: Acesso em: 03 de outubro de 2021.

JESUS, ANDRESSA; Análise Comparativa dos Sistemas Construtivos em Alvenaria Convencional, Alvenaria Estrutural e Moldes Isolantes para Concreto. E&S – Engineering and Science, 2018.

MARTINS, João Guerra. Alvenaria – Condições Técnicas de execução.2009.

VASQUES, Caio Camargo Penteado Corrêa Fernandes. COMPARATIVOS, CONVENCIONAL E WOOD FRAME em residências Unifamiliares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Estruturas do Centro

Universitário de Lins). Lins-SP, Brasil.

GLOBALTEC. O que é uma estrutura de Painel Monolítico. 27 de out. de 2020. Disponível em: Acesso em: 03 de out. 2021.

CASA E CONTRUÇÃO.ORG. Parede de isopor/ EPS. Disponível em: Acesso em: 08 de outubro de 2021.

NASCIMENTO, Eliana. Casas mais antigas de Manaus. G1AM. Amazonas, 23 de out. de 2018. Disponível em: Acesso em: 07 de outubro de 2021.

REVISTA VENBRAS. Crescimento da construção civil puxa consumo de EPS no Brasil. São Paulo, 11 de maio de 2010. Disponível em:

Acesso em: 03 de outubro de 2021.

UGREEN. Principais normais da Construção Civil no Brasil. 17 de dez. de 2019. Disponível em: Acesso em: 11 de setembro de 2021.

CNA. Central de Notícias do Amazonas. Empresa brasileira, paredes inteiras de isopor (EPS), Sistema de Construção. Amazonas, 05 de mar. de 2021. Disponível em Acesso em: 29 de set. de 2021.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-328

Refbacks

  • There are currently no refbacks.