Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade: um estudo sobre a percepção dos bolsistas sobre efeitos profissionais no pós-intercâmbio / International Qualification Program in Tourism and Hospitality: a study on grantees' perception of post-exchange professional effects

Authors

  • Beatriz Varandas de Azeredo
  • Ricardo Dias da Costa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-394

Keywords:

Programa de Qualificação Internacional em Turismo, Intercâmbio Internacional, Formação em Turismo.

Abstract

O presente trabalho, estudou o Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade 2018 (PQI 2018) e seus efeitos na carreira dos seus participantes. O objetivo geral dessa pesquisa é demonstrar como a participação no programa tem relação com o crescimento profissional dos bolsistas selecionados. Para alcançar isso foi necessário, entender as condições para o surgimento do curso de Turismo no Brasil, descrever os projetos semelhantes ao PQI 2018 e compará-los com o mesmo. O tema escolhido se deve ao interesse da autora por questões que envolvem o mercado de trabalho para turismólogos e também por ter participado do PQI 2018, o objeto de estudo deste trabalho. A fundamentação teórica é baseada em grande parte nos editais do Projeto de Cooperação entre o Brasil e Portugal na Área de Qualificação Profissional em Turismo e Hospitalidade de 2014 e do Projeto de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade de 2015 que ocorreu tanto na Espanha quanto no Reino Unido. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa, utilizando-se de um questionário aplicado de forma online para entender as percepções dos discentes selecionados. Neste questionário foram usados como parâmetros: empregabilidade acadêmica e não acadêmica, permanência na área de estudo e realização de outros intercâmbios. O resultado obtido, diferente das expectativas da autora, foi de certa forma ambíguo, pois vemos a influência do PQI 2018 nas questões sobre a permanência na área e empregabilidade não acadêmica, mas que não interferiu na carreira acadêmica nem na participação de outros intercâmbios.

References

CAPES. (n.d.). História e missão. Retrieved July 30, 2020, from https://www.capes.gov.br/historia-e-missao

Colleges, A. of. (n.d.). About Colleges | Association of Colleges. Retrieved May 15, 2020, from https://www.aoc.co.uk/about-colleges

Colleges, A. of. (2017). International Qualification Programme for Brazilian students of Tourism and Hospitality – Host Colleges (pp. 1–7).

Costa, R. D. da. (2016). Teoria e Prática - Visitas e Viagens Técnicas. In Bacharelado em Turismo: Teoria, Prática e Expectativas.2 (p. 195). Editora Apis.

São Paulo, G. do E. (2005). Manual para Elaboração , Administração e Avaliação de Projetos Socioambientais.

Schmidt Godoy, A. (1995). INTRODUÇÃO À PESQUISA QUALITATIVA E SUAS POSSIBILIDADES , C?

Turismo, Ministerio do. (2013). Edital de Convocação: Projeto de Cooperação entre Brasil e Portugal na área de qualificação profissional em Hospitalidade e Turismo (p. 8).

Turismo, Ministerio do. (2014a). Edital de Convocação: Projeto de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade - Espanha (pp. 1–8).

Turismo, Ministerio do. (2014b). Edital de Convocação: Projeto de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade - Reino Unido (pp. 1–8).

Turismo, Ministerio do. (2017). Edital de Convocação: Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade - Reino Unido (pp. 1–13).

Turismo, Ministério do. (2017). EDITAL No 02/2017 PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM TURISMO E HOSPITALIDADE-REINO UNIDO. http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/reino-unido/mtur-capes

Published

2021-11-22

How to Cite

Azeredo, B. V. de, & Costa, R. D. da. (2021). Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade: um estudo sobre a percepção dos bolsistas sobre efeitos profissionais no pós-intercâmbio / International Qualification Program in Tourism and Hospitality: a study on grantees’ perception of post-exchange professional effects. Brazilian Journal of Development, 7(11), 107352–107373. https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-394

Issue

Section

Original Papers