Processo executivo de sistema de Drenagem Urbana– estudo de caso: Avenida Tancredo Neves- Parque Dez / Executive process of Urban Drainage system- Case Study: Avenida Tancredo Neves- Parque Dez

Ednaldo Ferreira Ramos, Érika Cristina Nogueira Marques Pinheiro, Gleicinaria Oliveira dos Santos

Abstract


O crescimento desordenado das cidades tem gerado impactos ao meio ambiente e a infraestrutura urbana. O crescimento da impermeabilização do solo vem causando aumento das enxurradas e consequentemente o número de enchentes urbanas. O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão bibliográfica, bem como os materiais empregados e técnicas de execução. Sanando dúvidas através do estudo de caso. O centro desse estudo é demonstrar, a implantação da rede de drenagem profunda na Avenida Tancredo Neves – Parque Dez, visando melhorias aos moradores e comerciantes da referida região. Ainda na fase de análise foram levantados junto a prefeitura do município os dados sobre as galerias pluviais. Esses dados serviram de subsídio para os cálculos de dimensionamento onde foram mantidos os diâmetros existentes e verificados se os trechos de galerias respeitavam os parâmetros exigidos pela norma. Já as galerias apresentaram trechos com alta velocidade e foi necessário redimensioná-las com alteração dos diâmetros nos pontos com problemas.


Keywords


Drenagem Urbana, Galerias pluviais, Escoamento superficial

References


CANHOLI, Aluísio P. Drenagem Urbana e Controle de Enchentes. 2ª Edição. São Paulo: Oficina de Textos, 2014.

PINTO, N. L. S., HOLTZ, A. C. T., MARTINS, J. A., GOMIDE, F. L. S.

Hidrologia básica. São Paulo: Ed. Edgard Blücher. 1976.

SANTOS, L. F. P. Indicadores de Salubridade Ambiental (ISA) e sua Aplicação para a Gestão Urbana. Dissertação (mestrado) – Fundação Universidade Federal do Amapá, Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas. Orientadora Helenilza F. Albuquerque Cunha. Macapá, 2012.

TALKIN ABOUT DISASTER: Guide for Standard Messages. Produced by the National Disaster Education Coalition, Washington, D.C, 2004.

TUCCI, C. E. M. Curso de Gestão das Inundações Urbanas. Porto Alegre: UNESCO, 1993.

TUCCI, C. E. M. Plano Diretor de Drenagem Urbana. Porto Alegre: UNESCO, 2002.

TUCCI, C. E. M.,Hidrologia Ciência e Aplicação. 2. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade(UFRGS),2001.

TUNDIZI, J. G. Ciclo hidrológico e gerenciamento integrado. Revista Ciência e Cultura, v.55, n.4, p.31-33, 2003.ANEXO 1.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-456

Refbacks

  • There are currently no refbacks.