Aplicação de novos materiais combinados para a construção civil: um estudo de caso no bairro multirão em Manaus/AM / Application of new materials combined for civil construction: a case study in the multirão neighborhood in Manaus/AM

Authors

  • Rayane Ramos dos Santos
  • Érika Cristina Nogueira Marques Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-478

Keywords:

Materiais combinados. Construção Civil. Inovação. Tecnologia.

Abstract

A tecnologia associada às necessidades de inovações faz do ambiente de atuação do profissional da Engenharia Civil um verdadeiro seleiro de aplicações de novos e velhos materiais combinados em busca de melhor performance estrutural, menores custos e responsabilidades ambiental. O presente artigo em sua maior amplitude visa aplicar novos materiais combinados para melhoria na construção civil na Cidade de Manaus. As construções nos bairros periféricos de Manaus apresentam sérios problemas de infraestrutura ou de qualidade desde o planejamento, da aplicação e da manutenção, em vista dessa característica peculiar que se propõe destacar a aplicações de matérias combinados para intervir em problemas estruturais das edificações, combatendo a patologias de baixo, médio e alto nível. O que sustenta a realização desta pesquisa é a possibilidade de inovação diante de atividades mal elaboradas e implantadas de maneira artesanal e com pouca, ou quase nada de obediência das normas técnicas. Trata-se de um estudo de relevância social devido seu alcance de melhorar a condição de vida de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. O artigo foi realizado com base em pesquisa bibliográfica para levantar as vantagens e desvantagens da aplicação de novos materiais na construção civil. A pesquisa descritiva, se caracterizando um estudo de caso por apresentar ações de intervenção direta em problema estabelecido. Com seu desenvolvimento se espera levantar dados de valorização de novas investidas na construção civil e impactar de forma positiva em situações que promovem desordem popular, uma vez que a residência mal estruturada todos que nela habitam estão problematizados.

References

ANDRADE, Luis Manuel Crespo de; ALEIXO, Sofia; FAUSTINO, Patrícia. Materiais e técnicas de construção do início do século XX em Portugal na revista A Construção Moderna. Anais do 3º CIHCLB, p. 1294-1307, 2019.

BARBOSA, A. D. M., Rebelo, V. S. M., Martorano, L. G., & Giacon, V. M. Caracterização de partículas de açaí visando seu potencial uso na construção civil. Matéria (Rio de Janeiro), 24. 2019.

DE MELO SILVA, Guilherme Tavares et al. Resíduos de construção e demolição em tecnologia de concreto: uma revisão. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 46883-46896, 2020.

DE SOUSA, Marcelo Ferreira; DA SILVA MELLO, Adilson; COLVARA, Lauren Ferreira. Cidades Criativas da Unesco no Brasil: uma pesquisa exploratória sobre o comportamento do poder público na implementação de estratégias e estratégias voltadas à economia da cultura durante a pandemia provocada pela COVID-19. Revista Ciências Humanas, v. 13, n. 2, 2020.

DO NASCIMENTO, Dhais Pereira; ROCHA, Luana Queiroz. Aspectos Da Nanotecnologia No Desenvolvimento De Novos Materiais Na Construção Civil. In: Anais Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar (ISSN-2527-2500) & Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar. 2018.

MAGALHÃES, Marcela Rodrigues de et al. Aplicação integrada de BIM e ACV como ferramenta para prevenção de resíduo sólido de construção civil. 2018.

POTT, Luana Mariana; EICH, Monique Costa; ROJAS, Fernando Cuenca. Inovações tecnológicas na construção civil. Seminário Interinstitucional De Ensino, Pesquisa E Extensão, V. 22, 2017.

TRENTIN, P. O., Manica, J., Vanzetto, S. C., Marangoni, B., & Zaleski, A. Substituição parcial de agregado miúdo por resíduo de vidro moído na produção de argamassa. Matéria (Rio de Janeiro), 25. 2020.

Published

2021-11-25

How to Cite

dos Santos, R. R., & Pinheiro, Érika C. N. M. (2021). Aplicação de novos materiais combinados para a construção civil: um estudo de caso no bairro multirão em Manaus/AM / Application of new materials combined for civil construction: a case study in the multirão neighborhood in Manaus/AM. Brazilian Journal of Development, 7(11), 108704–108718. https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-478

Issue

Section

Original Papers