O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação: apresentação do teletandem como possibilidade / The use of digital information and communication technologies: presentation of teletandem as a possibility

Ana Caroline Pereira da Silva, Eduardo Lucas Dantas Santos

Abstract


Através deste trabalho apresentamos os resultados parciais de um projeto de pesquisa intitulado Crenças dos professores de línguas sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação: apresentação do teletandem como possibilidade que tem por objetivo apresentar o teletandem como possibilidade de ensino-aprendizagem para os professores das escolas municipais e estaduais do bairro Jatobá em Patos-PB com vistas a verificar a dinâmica das crenças em relação ao uso das TDICs nas aulas de Línguas. Para fundamentar teoricamente estes resultados parciais tomamos por base Rammé (2014), Revuz (1998), Telles (2009) ao discutirmos sobre telecolaboração e ensino-aprendizagem de Línguas. Metodologicamente trabalhamos com base em Leffa (2006) que apresenta considerações sobre como realizar pesquisas na área de Linguística Aplicada. Neste artigo expomos os processos envolvidos na realização das adaptações do material base para apresentação do teletandem como possibilidade e na organização do ambiente virtual de ensino-aprendizagem, bem como relatamos os próximos passos para concretização do referido projeto.


Keywords


Ensino-aprendizagem, línguas adicionais, telecolaboração, TDICs.

References


ALMEIDA FILHO, J.C.P. A operação global do ensino de línguas. In: ALMEIDA FILHO, J.C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1993, p. 11-24.

BARCELOS, A. M. F. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: Barcelos, A. M. F. e VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Orgs.) Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006, p. 15-42.

DEMO, P. Olhar do educador e novas tecnologias. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 37, n. 2, p. 15-26, mai./ago. 2011.

DIONÍSIO, A. P. Gêneros textuais e multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexão e Ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 137-152.

KANEOYA, M. L. C. K. El Português me hace feliz: emoções compartilhadas em práticas humanizadoras de ensino e aprendizagem de Português língua estrangeira em um contexto mediado pelo computador. EntreLínguas, Araraquara, v. 1, n. 2, p. 255- 270, jul/dez. 2015.

KRASHEN, S. D. The Input Hypothesis: issues and implications. London: Longman, 1985.

LEFFA, V.J. Pesquisa em Linguística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006.

RAMMÉ, V. Tandem: guia para uma aprendizagem solidária = TÁNDEM: guía para un aprendizaje solidario. Curitiba: Valdilena Rammé, 2014.

REVUZ, C. A língua estrangeira entre o desejo de um outro lugar e o risco do exílio. In: SIGNORINI, I. (Org.) Lingua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercado das Letras; São Paulo: Fapesp, 1998, p. 213-230.

RODRIGUES, D. G. A articulação língua-cultura na coconstrução da competência intercultural em uma parceria de Teletandem (Português Espanhol). 187 f., (Dissertação). IEL/UNICAMP, 2013.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos- Diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; ALMEIDA, E. M. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editora, 2012. P. 11-31.

SALOMÃO, A.C.B. A cultura e o ensino de língua estrangeira: perspectivas para a formação continuada no projeto Teletandem Brasil. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos). São José do Rio Preto: UNESP, 2012.

SOUZA, F.M. Tecnologias digitais como mediadoras do processo de ensino-aprendizagem numa perspectiva sociocultural. Relatório final (Estágio de pós-doutorado em Educação Contemporânea). Centro Acadêmico do Agreste. Universidade Federal de Pernambuco: UFPE, 2016.

TELLES, J.A. Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no Século XXI. Campinas, SP: Pontes Editores, 2009.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-511

Refbacks

  • There are currently no refbacks.