Os desafios do sistema construtivo modular, a partir de estudo de caso realizado no lote nº 25, Condomínio Reserva Do Parque, Manaus/AM / The challenges of the modular construction system, based on a case study carried out on lot 25, Condominium Reserva Do Parque, Manaus/AM

Celso Modesto Ferreira Filho, Paulo José Simão Gonçalves, Érika Cristina Nogueira Marques Pinheiro

Abstract


O sistema de construção modular tem ganhado grande destaque na construção civil e por ser um modelo inovador apresenta grandes probabilidades de crescimento no Brasil e no mundo. O presente trabalho teve por objetivo compreender quais são os desafios desse modelo a partir da avaliação do planejamento e das características técnicas para execução de obra em Manaus/AM. O trabalho foi amparado na revisão bibliográfica a fim de apresentar conceitos, vantagens e desvantagens e sua viabilidade econômica. O estudo de caso apresentou de forma clara as principais dificuldades enfrentadas para a construção no sistema modular. Para tanto, desenvolveu-se uma análise do planejamento e execução junto à equipe envolvida na construção da residência modular, onde foram consultados cronogramas, diagramas e gráficos sobre o sistema construtivo. Posteriormente, realizou-se um estudo comparativo do custo da obra em Manaus e demais cidades brasileiras. Constatou-se que apesar de ser um sistema inovador e com grandes benefícios, existem desafios e problemáticas no que tange aos materiais e métodos empregados na construção civil, além dos poucos estudos sobre o sistema modular no Brasil e da diferença de custo existente entre as cidades, destacando-se a necessidade de aperfeiçoamento e planejamento das obras. Assim, o conhecimento sobre o sistema modular e seus desafios na execução de obras favorece a busca por soluções e melhorias na construção civil.


Keywords


Construção Civil, Modular, Manaus.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575: Edificações habitacionais — Desempenho Parte 1: Requisitos gerais. Rio de Janeiro, p. 11. 2013.

ANTTI, P. et al. Categorizing modularization strategies to achieve various objectives of building investments. Construction Management and Economics, v. 36, n. 1, p. 32-48, 2017.

CARVALHO, Bruno Soares de. Um método de entrega de projeto para construção modular baseado nos princípios Lean. [recurso eletrônico] / Bruno Soares de Carvalho – Curitiba, 2020.

CBCA. Centro Brasileiro da Construção em Aço, 2020. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2021.

DEGANI, Jonathan. O que é Construção Modular e como funciona. Blog do Sienge, Florianópolis, 04 dez. 2019. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2021.

MARRIOTT abrirá hotel modular mais alto do mundo em NY. Hotelier News, São Paulo, 22 abr. 2019. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2021.

MBI. Modular Building Institute, 2019. Disponível em: . Acesso

em: 16 out. 2021.

OLIVEIRA, Paulo Sérgio. Benefícios e vantagens da construção modular. Blog da LIGA, 2019. Disponível em: . Acesso em: 04 out. 2021.

SCALZO, Silvia. Desafios em escala. O especialista, 2021. Disponível em: . Acesso em: 06 out. 2021.

SMITH, R.; QUALE, J. Offsite Architecture. Constructing the future. New York:

Routledge, 2017. Acesso em: 16 nov. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n11-517

Refbacks

  • There are currently no refbacks.