O boldo (PEUMUS BOLDUS) e seus benefícios / Boldo (PEUMUS BOLDUS) and its benefits

Authors

  • André Felipe Silva Pereira
  • Karin Anne Margaridi Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-044

Keywords:

Boldo, Riscos, Tratamento, Peumus Boldus.

Abstract

As plantas medicinais têm sido usadas por praticamente todos os povos desde os tempos mais remotos, com o objetivo de solucionar algum mal-estar ou curar alguma doença, em outras situações, o uso caseiro e popular dessas para várias situações como o induzimento ao aborto. De acordo com esses fatos foram surgindo interesses comercias e científicos sobre as plantas medicinais. Os estudos farmacológicos realizados com a P. Boldus comprovam que mesmo o boldo possuindo bastantes beneficios, sem um acompanhamento médico necessário, ele pode ocasionar efeitos prejudiciais à saúde, principalmente se usado em excesso. Esses fatos servem para reforçar a real necessidade de um estudo mais aprofundado em relação à essa planta medicinal que é bastante utilizada popularmente, não apenas para uma confirmar as atividades caracterizada por uso de forma tradicional, ainda assim, para que possa ser usada de maneira segura. O propósito do presente trabalho baseia-se na realização de uma revisão bibliográfica sobre a Peumus Boldus, ressaltando os riscos que o uso dessa planta medicinal pode trazer ao usuário, uma vez que não há um acompanhamento médico adequado.

References

BARBOSA, M. C. S., et al. "Avaliação da qualidade de folhas de boldo-do-chile (Peumus boldus Molina) comercializadas em Curitiba, PR." Revista Brasileira de Farmacognosia 11.1 (2001): 1-4.

BATTISTON, Francielle Garghetti, et al. "EFEITO GASTROPROTETOR DO CHÁ DE BOLDO PEUMUS BOLDUS EM RATOS WISTAR." Seminário de Iniciação Científica e Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (2015).

COSTA, Fernando Henrique Marques. "Caracterização da composição química de extratos de boldos in natura e produtos comerciais derivados do boldo." (2017).

EL BOLDO, PARA QUE SIRVE. "Boldo: Usos, efeitos colaterais, interações, dosagem e aviso-Vitaminas-Suplementos-2021."

GONÇALVES, Israel Pacheco, et al. "OS RISCOS DA UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS DURANTE A GESTAÇÃO: REVISÃO INTEGRATIVA." OS RISCOS DA UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS DURANTE A GESTAÇÃO: REVISÃO INTEGRATIVA: 1-388.

Neto, Alberto Lopo Montalvão, et al. "CIÊNCIA, FAKE NEWS E PÓS-VERDADES: A PRODUÇÃO DE EFEITOS DE VERDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA." Anais do

Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Vol. 9. No. 1.

Mauro, Claudia, et al. "Estudo anatômico comparado de órgãos vegetativos de boldo miúdo, Plectranthus ornatus Codd. e malvariço, Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng.- Lamiaceae." Revista Brasileira de Farmacognosia 18 (2008): 608-613.

Ruiz, A. L. T., Taffarello, D., Souza, V. H., & Carvalho, J. E. (2008). Farmacologia e toxicologia de Peumus boldus e Baccharis genistelloides. Revista Brasileira de Farmacognosia, 18(2), 295-300.

SCHWANZ, M., Nunes, E., Konrath, E. L., Vendruscolo, G. S., VIGNOLI-SILVA, M.,

Henriques, A. T., & MENTZ, L. A. (2008). Caracterização farmacobotânica de Peumus boldus (Monimiaceae) e avaliação de atividades biológicas do alcalóide boldina. Lat. Am. J. Pharm, 27(6), 871-9.

SECO, Pó Extrato. BOLDO DO CHILE.

Published

2021-12-29

How to Cite

Pereira, A. F. S., & Gonçalves, K. A. M. (2021). O boldo (PEUMUS BOLDUS) e seus benefícios / Boldo (PEUMUS BOLDUS) and its benefits. Brazilian Journal of Development, 7(12), 110761–110767. https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-044

Issue

Section

Original Papers