Aplicação da ferramenta estatística Análise de Componentes Principais (ACP) na identificação e análise da qualidade de estação de tratamento de água para hemodiálise / Application of the Principal Component Analysis (PCA) statistical tool in the identification and analysis of the quality of a water treatment plant for hemodialysis

Authors

  • Thayná Rhomana da Silva Cândido Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Ana Patrícia da Conceição dos Santos
  • Rafael de Souza Mendonça
  • Maria Eduarda Araújo de Andrade Lemos Donato
  • Valberto Barbosa de Oliveira
  • Diego Guedes de Lima Lemos
  • Ivo Lourenço da Silva
  • Valdemir Alexandre dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-072

Keywords:

ACP, Doença Renal, Estatística, Qualidade da Água.

Abstract

O procedimento de diálise para pacientes renais é de importância vital e consiste em desviar o sangue do corpo para uma máquina que irá fazer o trabalho dos rins, filtrando o sangue e eliminando as toxinas. O sangue devidamente filtrado retorna para o corpo do paciente, processo este chamado de hemodiálise. No processo da filtração da hemodiálise é utilizada água para diluir uma solução, que terá contato com o sangue através de membrana semipermeável, pelo processo de difusão. A água utilizada na hemodiálise deve passar por um tratamento rigoroso, para eliminação de substâncias indesejáveis. A portaria da consolidação 5/2017 e RDC nº 11/2014 estabelece os limites máximos permitidos para contaminantes físico-químicos e microbiológicos na água potável e na água para hemodiálise, assim como procedimentos operacionais na prevenção da contaminação. O controle do bom funcionamento para sistemas de tratamento de água para hemodiálise e a qualidade dessa água é realizado através de um check-list diário, como também dos procedimentos mensais e semestrais. Assim é necessária uma lista de parâmetros com prioridades de responsabilidade pela ocorrência de determinados problemas para que a solução desses impasses ocorra em tempo hábil, favorecendo o atendimento dos pacientes de hemodiálise com a máxima brevidade e segurança. Neste trabalho utilizou-se a metodologia da Estatística Multivariada conhecida como Análise de Componentes Principais (ACP), na identificação e classificação de parâmetros relevantes por ordem de prioridades. Para aplicação da ACP utilizou-se dados experimentais relativos a 30 dias de operação de um sistema de tratamento associado a uma unidade hospitalar. Onze fatores foram selecionados e desses dados históricos oito foram selecionados após preparação adequada da matriz de informações. Por ordem de prioridade com relação à condutividade elétrica da água do sistema de tratamento, oito parâmetros relevantes foram escolhidos. Na solução de problemas com o sistema de tratamento a ACP apontou prioridade da se abordar, cronologicamente, as variáveis: pressão pré-filtro de carvão, pressão pós filtro de carvão, pressão da bomba de alimentação, condutividade pós carvão, Dureza pré-filtro abrandador, pH pré filtro de areia, Cloro residual livre pré-carvão e Temperatura da água de alimentação

 


 

References

FERREIRA, A.; SIQUEIRA, A. L.; TEIXEIRA, G.S.; TOMIURA, T. J.; MORENO, A.H. Importância do tratamento de água no setor de terapia renal. Cuid. Enfermagem, v. 14, n. 2, p. 181-187, 2020.

FRAGA, A.B.; SILVA, F.L.; HONGYU, K.; SANTOS, D.D.S.; MURPHY, T.W.; LOPES, F.B. Multivariate analysis to evaluate genetic groups and production traits of cross Breed Holstein × Zebu cows. Trop. Anim Health Prod, p. 1-6. 2015.

HOEHNE, L. et al. Uso do filtro com carvão ativado para tratamento de amostras contendo matais e corante. Rev. Destaques acadêmicos, vol. 7, n. 4, p. 109 – 116, 2015.

HONGYU, K., SANDANIELO, V. L. M., JUNIOR, G. J. O. Análise de Componentes Principais: resumo teórico, aplicação e interpretação. Engineering and Science, v. 5, n. 1, 2016.

JESUS, G. P.; ALMEIDA, A. A. Principais problemas gerados durante a terapia de hemodiálise associados à qualidade da água. Revista Eletrônica Atualiza Saúde, v. 3, n.3, p. 41-52, 2016.

LEGNER, C. O uso de carvão no processo de tratamento de água. Revista. TAE, n. 9, 2012.

MINISTÉRIO DA SAÚDE; AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução de Diretoria Colegiada – RDC n° 11, de 13 de março de 2014. Disponível em:http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2867923/(1)RDC_11_2014_COMP.pdf/5e552d92-f573-4c54-8cab-b06efa87036e>. Acesso em: 05 de novembro 2021.

NASCIMENTO, N.K.N., ANDRADE, L.A.A., LEMOS, M.C.C., BRITO, L.H.L., OLIVEIRA, E.M., GOMES, A.C.B., CABRAL, P.C. Perfil nutricional de pacientes renais crônicos em tratamento dialítico atendidos em uma cidade da região metropolitana do Recife. Brazilian Journal Development, v.7, n.4, p. 35436 – 35454, 2021.

RENCHER, A.C. Methods of Multivariate Analysis. A John Wiley & Sons, INC. Publication, p.727. 2ed. 2002.

SAVEGNAGO, R.P., CAETANO, S.L., RAMOS, S.B., NASCIMENTO, G.B., SCHMIDT, G.S., LEDUR, M.C. MUNARI, D.P. Estimates of genetic parameters, and cluster and principal components analyses of breeding values related to egg production traits in a White Leghorn population, Poultry Science, 90, p.2174-2188. 2011.

VICINI, L. Análise multivariada da teoria à prática. Editora Universidade Federal de Santa Maria, p 215, 2005.

Published

2021-12-29

How to Cite

Cândido, T. R. da S., dos Santos, A. P. da C., Mendonça, R. de S., Donato, M. E. A. de A. L., de Oliveira, V. B., Lemos, D. G. de L., da Silva, I. L., & dos Santos, V. A. (2021). Aplicação da ferramenta estatística Análise de Componentes Principais (ACP) na identificação e análise da qualidade de estação de tratamento de água para hemodiálise / Application of the Principal Component Analysis (PCA) statistical tool in the identification and analysis of the quality of a water treatment plant for hemodialysis. Brazilian Journal of Development, 7(12), 111171–111183. https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-072

Issue

Section

Original Papers