A importância do marketing de relacionamento para atração e fidelização de clientes: estudo de caso em uma construtora de imóveis / The importance of relationship marketing to attract and retain customers: a case study in a real estate construction company

Authors

  • Gabriela Caroline Pinheiro Braga
  • Raphael de Paiva Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-079

Keywords:

Marketing. Marketing de relacionamento. Atração de clientes.Fidelização.

Abstract

Tendo em vista o mercado com consumidores cada vez mais exigentes e ávidos na busca por serviços de qualidade, é necessário que a empresa se apoie em estratégias de marketing. Assim sendo, as práticas para a atração e para o aumento da fidelização do cliente com a empresa é o caminho ideal para a continuidade do negócio. Para isso, buscou-se suporte nos seguintes elementos teóricos: marketing, marketing de relacionamento, estratégias de marketing de relacionamento quanto à prospecção e fidelização de clientes. Nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo identificar as estratégias de marketing, principalmente no que tange ao relacionamento, nos aspectos voltados a prospecção, retenção e fidelização de clientes. Para atender aos objetivos, foi entrevistado o gestor principal de uma construtora de imóveis. A metodologia utilizada foi à pesquisa descritiva e com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi à entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a empresa utiliza das práticas relacionadas ao assunto abordado. Porém, não alinhadas a uma perspectiva estratégica. Quanto ao relacionamento, entendem a importância da fidelização e estabelecem práticas para estreitar o vínculo com os clientes.

References

BOGMANN, Itzhak Meir, Marketing de relacionamento: estratégias de fidelização e suas implicações financeiras. São Paulo: Nobel, 2000.

CARDOSO, Joaquim (2016) Entrevista concedida a Gabriela Braga. Belém-PA

CERVO, A. L. BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 1996.

COBRA, M. Marketing de Serviço Financeiro. São Paulo: Cobra, 2000.

DIAS, Sérgio Roberto (Coord.). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2003

E LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. 5ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.ditora FGV, 2006.

FURLONG, C. B. Marketing para reter clientes. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2006. GODOY, Paulo; NARDI, Sérgio. Marketing: para o varejo de baixa renda. Osasco: Novo Século, 2006.

GORDON, I. Marketing de relacionamento: estratégias, técnicas e tecnologia para conquistar clientes e mantê-los para sempre. São Paulo: Futura, 1998.

HOFFMANN, K. Douglas; BATESON, John E. G. Princípios de marketing deserviços: conceitos, estratégias e casos. Tradução da 2ª edição Norte-Americanade Brasil Ramos Fernandes. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

KANTER, Rosabeth. Os dez pecados capitais da primeira geração. HSM Management. São Paulo, SP. Ano 5, n.27. p 62-66. Jul/Ago 2001

KOTLER, P. Marketing para o século XXI. São Paulo: Futura, 2001.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 2006.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing – 12 ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2004.

LAS CASAS, A. L. (coord.). Novos rumos do marketing. São Paulo: Atlas, 2001. McKENNA, Regis. Marketing de relacionamento: Estratégias bem-sucedidas para a era do cliente. 25 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

SABATINO, Luiz. Fidelização: a ferramenta de marketing que promove relacionamentos duradouros com os clientes. Rio de Janeiro: Reichmann & AffonsoEditores, 2003.

SPILLER, Eduardo Santiago; PLÁ, Daniel; LUZ, João Ferreira da; SÁ, PatriciaRiccelli Galante de. Gestão de serviços e marketing interno. 3. ed. Rio de Janeiro:

STONE, M.; WOODCOCK, N; MACHTYNGER, L. CRM Marketing de relacionamento com os clientes. São Paulo: Futura, 2001.

VAVRA, T. G. Marketing de relacionamento. São Paulo: Atlas, 1993.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

YANAZE, Mitsuru Higushi. Relações Públicas e Marketing. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling. (Org). Obtendo resultados com relações públicas. 2. ed. São Paulo/SP: Thomson Learning, 2006.

Published

2021-12-29

How to Cite

Pinheiro Braga, G. C., & Barbosa, R. de P. (2021). A importância do marketing de relacionamento para atração e fidelização de clientes: estudo de caso em uma construtora de imóveis / The importance of relationship marketing to attract and retain customers: a case study in a real estate construction company. Brazilian Journal of Development, 7(12), 119493–113485. https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-079

Issue

Section

Original Papers