Saúde, direito de todos e dever do estado: impacto financeiro na assistência farmacêutica em um componente especializado / Health, everyone'srightandthestate'sduty: financial impactonpharmaceuticalcare in a specialized componente

Authors

  • Sâmia Moreira de Andrade
  • Maurício Almeida Cunha
  • Renato Santana Vieira da Silva
  • Karlla Natielly Felix de Carvalho
  • Plínio Robson Cavalcante Costa
  • José Lopes Pereira Júnior
  • Luís Marcelo Vieira Rosa
  • Rodrigo Luís Taminato
  • Evaldo Hipólito de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-083

Keywords:

Medicamentos, Assistência farmacêutica, Alto custo, SUS.

Abstract

     O direito à saúde é um direito adquirido, com apoio na Constituição Federal, e que desse modo o acesso aos medicamentos de alto custo é apenas um dos aspectos dessa garantia constitucional, o qual insere-se nesse debate como um fator relevante dos direitos fundamentais, e cuja intervenção do Poder Judiciário torna-se imprescindível, no sentido de garantir o atendimento dos serviços de saúde e consequentemente a sobrevivência para muitas pessoas, bem como, de tornar efetivo do princípio da dignidade humana. O objetivo do presente trabalho consiste em dissertar sobre os medicamentos de alto custo fornecidos pelo SUS, além de  mostrar como a saúde pública do país evoluiu ao passar do tempo. Para isso usou-se as bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino Americana, Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), WebSites e  Portal de Pesquisa da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) aplicando-se os descritores: componente especializado, medicamentos e assistência farmacêutica, com artigos nas línguas inglesa, espanhola, portuguesa e corte temporal  entre os anos de 2010 e 2021. Os resultados apresentaram as Principais Patologias, Medicamentos de Alto Custo do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica eosProtocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, Classificação Internacional de Doenças (CID) e suas respectivas legislações. Através do estudo constatou-se que a implementação dos princípios da integralidade e universalidade do SUS apesar de limitações quanto aos seus cumprimentos buscam ser atendidos, e fornecer medicamentos de alto custo é fundamental  e a assistência farmacêutica utiliza-se de um nicho de conhecimentos técnicospara assistir ao paciente em suas necessidades de tratamento e cuidado, sendo, entretanto, atividade de caráter multiprofissional e multidisciplinar.

O direito à saúde é um direito adquirido, com apoio na Constituição Federal, e que desse modo o acesso aos medicamentos de alto custo é apenas um dos aspectos dessa garantia constitucional, o qual insere-se nesse debate como um fator relevante dos direitos fundamentais, e cuja intervenção do Poder Judiciário torna-se imprescindível, no sentido de garantir o atendimento dos serviços de saúde e consequentemente a sobrevivência para muitas pessoas, bem como, de tornar efetivo do princípio da dignidade humana. O objetivo do presente trabalho consiste em dissertar sobre os medicamentos de alto custo fornecidos pelo SUS, além de  mostrar como a saúde pública do país evoluiu ao passar do tempo. Para isso usou-se as bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino Americana, Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), WebSites e  Portal de Pesquisa da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) aplicando-se os descritores: componente especializado, medicamentos e assistência farmacêutica, com artigos nas línguas inglesa, espanhola, portuguesa e corte temporal  entre os anos de 2010 e 2021. Os resultados apresentaram as Principais Patologias, Medicamentos de Alto Custo do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica eosProtocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, Classificação Internacional de Doenças (CID) e suas respectivas legislações. Através do estudo constatou-se que a implementação dos princípios da integralidade e universalidade do SUS apesar de limitações quanto aos seus cumprimentos buscam ser atendidos, e fornecer medicamentos de alto custo é fundamental  e a assistência farmacêutica utiliza-se de um nicho de conhecimentos técnicospara assistir ao paciente em suas necessidades de tratamento e cuidado, sendo, entretanto, atividade de caráter multiprofissional e multidisciplinar.

 

References

ALMEIDA-BRASIL, Celline Cardoso et al. Acesso aos medicamentos para tratamento da doença de Alzheimer fornecidos pelo Sistema Único de Saúde em Minas Gerais, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 32, 2016.

ARANTES, Amanda Venturini et al. Percepção sobre aspectos da doença e de seu tratamento em pacientes portadores de glaucoma. Revista Brasileira de Oftalmologia, v. 80, p. 117-126, 2021. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbof/a/gSRfRzTGkhrMd6WSNNLHKSs/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22. Agosto.2021.

BRASIL. Decreto nº 7.508, de 28 de Junho de 2011.Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7508.htm. Acesso em: 20.jul.2021.

CORCINI, Daniela Silva; GARCIA, Ruth Maria Alves. Atenção farmacêutica a pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica e asma. Revista de APS, v. 23, n. 4, 2020. Disponível em:https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/25850. Acesso em: 19. agosto.2021.

COSTA, Juliana de Oliveira et al. Tratamento da artrite reumatoide no Sistema Único de Saúde, Brasil: gastos com infliximabe em comparação com medicamentos modificadores do curso da doença sintéticos, 2003 a 2006. Cadernos de Saúde Pública, v. 30, p. 283-295, 2014. Disponível em:https://www.scielosp.org/article/csp/2014.v30n2/283-295/pt/. Acesso em: 24. agosto.2021.

COSTA, Maria CandidaValois.Assistência, atenção farmacêutica e a atuação do profissionalfarmacêutico na saúde básica.BrazilianJournalof Health Review, Curitiba, v.4, n.2, p. 6195-6208 mar./apr. 2021

DA SILVA, Ana Margarida Ferreira; DA COSTA, Francisco Pinto; MOREIRA, Margarida. Acne vulgar: diagnóstico e manejo pelo médico de família e comunidade. Revista Brasileira de medicina de família e comunidade, v. 9, n. 30, p. 54-63, 2014.

DE AMORIM, Poliana Torres. Medicamentos de alto custo e a judicialização da saúde: vertentes da necessidade de acesso a medicamentos para os portadores da atrofia muscular espinhal. Repositório de Trabalhos de Conclusão de Curso, 2021. Disponível emhttp://pensaracademico.unifacig.edu.br/index.php/repositoriotcc/article/view/2537. Acesso em: 27. Agosto.2021.

DOURADO, Manuela Aparecida Soares; RIZZOTTO, Maria Lucia Frizon. Indicadores do uso de medicamentos e de assistência em um município do oeste do Paraná.Ciência, Cuidado e Saúde, [Internet.], v. 14, n. 4, p.1572-1580. Universidade Estadual de Maringa. 2016

LIMA, Daiane de Souza. Limites ao juízo de discricionariedade da atuação judicial em demandas de medicamentos de alto custo: estabelecimento de critérios objetivos. 2018. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/65844/limites-ao-juizo-de-discricionariedade-da-atuacao-judicial-em-demandas-de-medicamentos-de-alto-custo-estabelecimento-de-criterios-objetivos. Acesso em: 20.jul.2021.

MELO, Daniela Oliveira de; SILVA, Sílvia Regina Ansaldi da; CASTRO, Lia Lusitana Cardozo de. Avaliação de Indicadores de Qualidade de Prescrição de Medicamentos em uma Unidade de Atenção Primária com Diferentes Modelos de Atenção. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 2, n. 25, p.259-270, 5 abr. 2016.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Nova Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias de Saúde e impacto ao Sistema Único de Saúde. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 45, n. 5, dez. 2020. Disponível em http://conitec.gov.br/pacientes-com-doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica-ganham-mais-uma-opcao-de-tratamento-no-sus. Acesso em: 25. Agosto.2021.

NATHALIA, Vanessa Aparecida da Cruz Camargo; YOSHIDA, Serafim dos Santos; Edson Hideaki. Tratamento para hepatite C disponível pelo sus através do componente especializado da assistência farmacêutica. Rev Saúde em foco, v. 11, n. 1, 2019.

OLIVEIRA, Luciane Cristina Feltrin de. O acesso a medicamentos em sistemas universais de saúde – perspectivas e desafios. Saúde Debate. Rio de Janeiro, v. 43, n. Especial 5, p. 286-298, Dez 2019. Disponível em: https://scielosp.org/pdf/sdeb/2019.v43nspe5/286-298/pt. Acesso em: 20.jul.2021.

SCHMIDT, Maria Inês et al. Doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: carga e desafios atuais. The Lancet,v. 377, n. 9781, pág.1949-1961, 2011. Disponível em:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/269298/mod_resource/content/1/Saude%20no%20Brasil%20artigo%204%20Lancet%202011.pdf. Acesso em: 23. agosto.2021.

SILVA, Antonio Adailson Sousa de; COSTA, Sonia Maria Cavalcante. A descentralização do componente especializado da assistência farmacêutica na 15ª região de saúde do estado do Ceará. Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde, v. 6, n. 1, 2015. Disponível em:https://www.rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/214. Acesso em: 22. agosto.2021.

SOUSA, Priscila Bastos Evers de. Tratamento farmacológico para esclerose múltipla disponível na rede pública de saúde do Brasil e a atuação do farmacêutico no cuidado aos pacientes acometidos por esta doença. 2019.

TOMÁS, Maria Teresa, et al. Alterações da força de preensão em portadores de polineuropatia amiloidótica familiar. Acta Médica Portuguesa, p. 803-810, 2010. Disponível em:https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/273. Acesso em: 22. agosto.2021.

VIEIRA, Augusto Alves Pinho et al. Percepção do paciente portador de glaucoma e os diferentes tipos de tratamento (clínico versus cirúrgico). Revista Brasileira de Oftalmologia, v. 74, p. 235-240, 2015.

VITORINO, S. M. A. O fenômeno da judicialização e o acesso a medicamentos de alto custo no Brasil: uma revisão sistemática da literatura. Revista da Defensoria Pública da União, n. 13, p. 209-232, 30 jun. 2020. Disponível em: https://revistadadpu.dpu.def.br/article/view/267. Acesso em: 20.jul.2021.

ZICA, Catarina Lorena Alexandre et al. Anemia de doença crônica na doença renal crônica. Conexão Ciências (Online),v. 14, n.2, 2019. Disponível em:https://periodicos.uniformg.edu.br:21011/ojs/index.php/conexaociencia/article/view/1032. Acesso em: 26. agosto.2021.

Published

2021-12-29

How to Cite

Andrade, S. M. de, Cunha, M. A., Silva, R. S. V. da, Carvalho, K. N. F. de, Costa, P. R. C., Júnior, J. L. P., Rosa, L. M. V., Taminato, R. L., & Oliveira, E. H. de. (2021). Saúde, direito de todos e dever do estado: impacto financeiro na assistência farmacêutica em um componente especializado / Health, everyone’srightandthestate’sduty: financial impactonpharmaceuticalcare in a specialized componente. Brazilian Journal of Development, 7(12), 111315–111332. https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-083

Issue

Section

Original Papers