Proposta de melhoria do layout em uma loja varejista de peças de bicicleta: uma aplicação do planejamento sistemático de layout / Proposed layout improvement in a retail bicycle parts store: an application of systematic layout planning

Authors

  • Ayllan Cesar de Sousa Galvão Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Ramon Medeiros de Sousa
  • Mariana Pereira Carneiro Barata
  • Áleci Henrique Borges Tavres
  • Kleber Jorge de Sousa Reis
  • Léony Luis Lopes Negrão
  • Verônica de Menezes Nascimento Nagata

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-109

Keywords:

Planejamento Sistemático de Layout, Serviços, Proposta de Melhoria

Abstract

O setor de serviços tem um impacto significativo para a economia brasileira. Por conta da concorrência acirrada e a exigência cada vez maior por parte dos clientes, empresas buscam cada vez mais se aprimorar no mercado, visando atender as demandas da melhor forma possível. Nesse contexto um bom layout em uma empresa varejista pode contribuir para melhorar a prestação do serviço ao consumidor, aumentar a produtividade e diminuir custos proposicionais. Logo, o presente trabalho tem como objetivo propor melhorias no layout em uma empresa varejista de peças de bicicleta utilizando o Planejamento Sistemático de Layout (PSL). Inicialmente foi feito uma análise bibliográfica para identificar os benefícios que o layout proporciona a uma empresa, para posterior aplicação por meio do PSL. Para a aplicação da ferramenta, foram seguidas algumas etapas necessarias, os desenhos de layout foram realizados com o auxílio do software Autocad 2017. Como resultado desse trabalho, demonstra-se a melhoria que o PSL pode trazer para a empresa através da análise de proposta de layout gerada, mostrando o aumento da eficiência no atendimento ao cliente, reduções de deslocamento e a melhor utilização do espaço físico da loja.

References

AUGUSTO JUNIOR, Antônio Travassos et al. LAYOUT: A Importância de escolher o Layout ideal devido à exigência no mercado competitivo. 2009. Disponível em: <http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC28207504862.pdf>. Acesso em: 28 maio 2021.

BATESON, J.; HOFFMAN, D. Marketing de Serviços. Porto Alegre: Bookman, 2001.

FREUND, John E.. Estatística Aplicada: economia, administração e contabilidade. 11. Porto Alegre: Bookman, 2006. 536 p.

LIN. Evaluating a sevicescape: the effect of cognition and emotion. International Journal of Hospitality Management, , 2004.

MELO, Herbert. Marketing no Varejo - Influência do Layout de loja. 2012. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/producao-academica/marketing-no-varejo-influencia-do-layout-de- loja/4714/>. Acesso em: 02 maio 2018.

MUTHER, R.; HALES, L. Sytematic Layout Planning. Londres, 2015: MIRPBooks:. NEUMANN, C.; SCALICE, R. Projeto de Fábrica e Layout. Rioi de Janeiro, Elsevier, 2015. PARENTE, J. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia. São Paulo: Atlas, 2000.

PEINADO, J.; GRAEMI, A. R. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

SANTOS, L. C. .; GOHR, C. F. .; URIO, L. C. S. . Planejamento sistemático de layout em pequenas empresas: Uma aplicação em uma fábrica de baterias automotivas. Espacios, v. 35, n. 7, p. 1–18, 2014.

SCHUSTER, M.; DIAS, V.; BATTISTELLA, L. Marketing de intangíveis: A sevicescape e o uso das evidências físicas para a projeção dos ambientes de serviço. Tourism & Management Studies, v. 12, n. 2, p. 128–134, 2016.

SILVA, Felipe Yamamoto Ricardo da Silva; MENEZES FILHO, Naercio Aquino Menezes Filho; KOMATSU, Bruno Kawaoka. Evolução da Produtividade do Brasil: Comparações Internacionais. Insper – Centro de Políticas Públicas, N. 15, 2016.

Published

2021-12-29

How to Cite

Galvão, A. C. de S., de Sousa, R. M., Barata, M. P. C., Tavres, Áleci H. B., Reis, K. J. de S., Negrão, L. L. L., & Nagata, V. de M. N. (2021). Proposta de melhoria do layout em uma loja varejista de peças de bicicleta: uma aplicação do planejamento sistemático de layout / Proposed layout improvement in a retail bicycle parts store: an application of systematic layout planning. Brazilian Journal of Development, 7(12), 111652–111669. https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-109

Issue

Section

Original Papers