Pessoas com deficiências: cidadania e inclusão escolar/ People with disabilities: citizenship and school inclusion

Andrea Gomes de Souza Lemos Cordeiro

Abstract


O tema da inserção dos indivíduos com de necessidades especiais em todos os subsídios da sociedade ainda é muito primitivo no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado uma harmonia para formatar uma política de inclusão de pessoas com deficiência na escola regular. Passos fundamentais devem ser dados para mudar o quadro de marginalização desses sujeitos que serão discutidos neste artigo tais como: alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia e de novas tecnologias. Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja, realmente, uma realidade brasileira

Keywords


Deficiência, Inclusão, Cidadania, Política educacional.

References


AMARAL ,L.A. Deficiência física e integração social. Ver. Integração. 1998 – 2 (4): 36-38

BERTASO, João Martins. A cidadania moderna: a leitura de uma transformação. In: DAL RI JÚNIOR, Arno; OLIVEIRA, Odete Maria de (Org). Cidadania e nacionalidade: efeitos e perspectivas: nacionais, regionais e globais. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002. p. 435-462.

BOAVENTURA, Edivaldo M. Metodologia da pesquisa: monografía, dissertação, tese. São Paulo: Atlas, 2004. 160 p.

BOBBIO, Norberto. A era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 23 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1996.

_______. Parecer nº 17/2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2001.

_______. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: adaptações curriculares - estratégias para educação de alunos com necessidades especiais. Brasília: Secretaria da Educação Fundamental; 1998.

______. Lei Nº 10.098, 19 de Dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de eficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário oficial da União, Brasília, 20 dez. 2000.

CARVALHO, R. E. A Noa LDB e a Educação Especial. Rio de Janeiro: WVA, 1997. Educacionais e profissão docente. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FERREIRA, Nilda Teves. Cidadania: uma questão para a educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Caminhos pedagógicos da Educação Inclusiva. IN: GAIO, Roberta & MENEGHETTI, Rosa G. Krob (Orgs.). Caminhos pedagógicos da educação especial. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

MORAES, M. Cândida. Educar na biologia do amor e da solidariedade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

STAINBACK, Susan & STAINBACK, Willian. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-307

Refbacks

  • There are currently no refbacks.