Transformação da sociedade através da ciência / Transformation of society through science

Bruna Carletto, Flávia de Brito Pedroso, Priscilla Salles de Brito, Marcia Regina Carletto

Abstract


Levar às crianças uma visão atualizada sobre o que é ciência e o que é ser pesquisador, como se dá a pesquisa e seus resultados definiu o escopo deste projeto. Denominado “Transformação da sociedade através da ciência”, se apoiou na necessidade de comunicação do meio acadêmico com a comunidade externa, sobretudo, com estudantes, desde os anos iniciais do ensino fundamental e seus professores, de forma a ampliar a promoção do acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos. O objetivo deste projeto foi integrar o Programa de Pós-graduação com a Comunidade externa, intensificando suas ações de inserção social, e sensibilizar alunos dos anos iniciais do ensino fundamental para o interesse pela ciência e pela carreira científica. O público alvo foi composto de 120 alunos do 2º e 3º ano do ensino fundamental do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – CAIC. Também participaram da intervenção os professores das 4 turmas envolvidas, a equipe pedagógica e a direção da instituição alvo. Espera-se provocar uma reflexão nos alunos sobre a importância da ciência, do papel do pesquisador para a sociedade, e que isso desperte o seu interesse pela ciência e pela carreira científica.

 

 


Keywords


Pós-graduação. Pesquisa. Crianças. Alfabetização cientifica.

References


FABRI, F; SILVEIRA, RMCF. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica CTS: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 1, p.77-105,2013.

GOUW, A. M. S.; MOTA, H. S.; BIZZO, N. O Jovem Brasileiro e a Ciência: Possíveis Relações de Interesse. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 3, p.627-648, 2016.

MARTINS, I. P.; PAIXÃO, M. de F. Perspectivas atuais ciência-tecnologia-sociedade no ensino e na investigação em educação em ciência. In: SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. (Orgs.). CTS e educação científica:desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011.

POLINO, C.; CHIAPPE, D. Introducción: los jóvenes, nas carreras científicas y los dilemas de la educación media. In: POLINO, C. (org.). Los estudiantes y la ciencia: Encuesta a jóvenes iberoamericanos. Buenos Aires: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura, 2011.

ROSA, C. W.; PEREZ, C. A. S.; DRUM, C. Ensino de física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 3, p.357-368, 2007.

SJØBERG, S. Science for the children? Report from the Science and Scientists-project – Acta Didactica. – v.1 University of Oslo. 2002.

UNESCO BRASIL. Ensino de Ciências: o futuro em risco. 2005. Disponível em:

http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139948por.pdf. Acesso em: 28 set. 2017




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-330

Refbacks

  • There are currently no refbacks.