Negócios de impacto social e turismo de base comunitária um estudo em Corumbá-MS / Social impact business and community based tourism a study in Corumbá-MS

Fernanda Sápia Silva, João Pedro Ferraz Zanetoni, Bruno Diego Alcantara Cardozo, Milton Augusto Pasquotto, Geraldino Carneiro de Araújo

Abstract


O objetivo deste trabalho é analisar a relação dos negócios de impacto com o TBC no contexto de Corumbá-MS. As questões que envolvem a gestão das atividades turística e das políticas públicas são determinantes entre o sucesso e o fracasso de determinada localidade. Nesse sentido, são identificados os negócios de impacto que tratam da busca por propósitos de grupos de empreendedores que iniciam negócios com o objetivo de vincular o crescimento pessoal e o coletivo a partir de ações socialmente benéficas ao ser e ao meio. A presente pesquisa relata um estudo descritivo com abordagens qualitativas. Esta pesquisa também se caracteriza como um estudo de casos. Os empreendedores foram identificados junto à Prefeitura. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Os empreendimentos sociais estudados apresentam características de economia solidária. TBC acolhe a participação social como compromisso central do planejamento e assim, membros de uma comunidade que trabalham juntos podem desenvolver os mesmos interesses e promover articulações para a evolução de projetos comunitários. Se por um lado vê-se nos negócios de impacto a questão comunitária, por outro lado não se nota o vínculo direto com o TBC. O potencial turístico da região, bem como o potencial do TBC poderia ser alavancado com o desenvolvimento em parceria com os negócios de impacto, fomentando outros tipos de turismo que não o de pesca, gerando mais valor para a região, para os negócios de impacto e para a comunidade.

 

 


Keywords


Negócios de impacto; Empreendimentos Sociais; Turismo Comunitário; Economia Solidária.

References


ARAÚJO, G. P.; GELBCKE, D. L. Turismo comunitário: uma perspectiva ética e educativa de desenvolvimento. Turismo Visão e Ação. v. 10, n. 3, p. 358-377, 2008.

BARKI, E. Negócios de impacto: tendência ou modismo?. GV executivo, v. 14, n. 1, p. 14-17, 2015.

BENI, M. C. Política e estratégia do desenvolvimento regional: planejamento integrado e sustentável do turismo. Revista Turismo em análise, v. 10, n. 1, p. 7-17, 1999.

BRASILEIRO, M. D.S.; MEDINA, J.C.; CORIOLANO, L.N. (orgs). Turismo, cultura e desenvolvimento. Campina Grande: EDUEPB, 2012.

BURGOS, A.; MERTENS, F. As redes de colaboração no turismo de base comunitária: implicações para a gestão participativa. Tourism & Management Studies. v. 12. n. 2. 2016.

BURSZTYN, I.; BARTHOLO, R. O processo de comercialização do turismo de base comunitária no Brasil: desafios, potencialidades e perspectivas. Sustentabilidade em Debate, v. 3, n. 1, p. 97-115, 2012.

FABRINO, N. H.; NASCIMENTO, E. P.; COSTA, H. A. Caderno Virtual de Turismo: Turismo de Base Comunitária. v. 16, n. 3, p. 172, 2016.

IRVING, M. A. Reinventando a reflexão sobre turismo de base comunitária – inovar é possível? In: BARTHOLO, R.; SANSOLO, D. G.; BURSZTYN, I. (Org.). Turismo de base comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras. Rio de Janeiro: Letra e Imagem. p. 108-119, 2009.

MANO, A. D.; MAYER, V. F.; FRATUCCI, A. C. Turismo de base comunitária na favela Santa Marta (RJ): oportunidades sociais, econômicas e culturais. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. v. 11. n. 3. São Paulo, 2017.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Plano nacional de turismo 2013/2016: O Turismo fazendo muito mais pelo Brasil. Brasília/DF. Disponível em: Acesso em: 26 jul. 2017.

MOREIRA, V.; VIDAL, F. A. B; FARIAS, I. Q. Empreendedorismo social e economia solidária: um estudo de caso da rede de desenvolvimento local integrado e sustentável da comunidade do Grande Bom Jardim. Anais do XXXVIII Assembleia do Conselho Latino-Americano de Escolas de Administração. Lima, Peru, 2003.

SANTOS, N. C.; SOUZA, E. F. B.; SILVA, J. S.; ESTENDER, A. C.; JULIANO, M. C. Empreendedorismo, Responsabilidade Social e Negócios de Impacto. 2015.

SCHERER, P. C. Entendendo os negócios com impacto social: uma análise dos elementos constituintes do modelo de negócio. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre, 2014.

TUCUM. Rede Cearense de Turismo Comunitário. Presentation held at the II International Seminar on Sustainable Tourism. Fortaleza, 2008.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-334

Refbacks

  • There are currently no refbacks.