Separação do azeótropo de ebulição maxíma acetona-clorofórmio usando sulfóxido de metila, através do simulador prosimplus / separation of acetona-chlorophorm maximum boulating azeotrope using methyl sulphoxide through prosimplus simulator

Guilherme Ferreira da Silva, Annye Neves Cardoso da Silva Teixeira, Anderson da Silva Chaves, Kerilen Paola Teixeira de Castro, Mosés Téles Madureira

Abstract


 A indústria vem passando por grandes avanços tecnológicos, na área de engenharia separação, mas mesmo assim a destilação continua a ter destaque, principalmente, por conseguir separar misturas reais, em larga escala, mas algumas, dessas combinações possuem, a mesma composição da fase líquida no ponto de ebulição, e é idêntica à do vapor em equilíbrio então não podem ser separados por uma destilação convencional, essas combinações são chamadas de misturas azeotrópicas. O artigo tem como objetivo a simulação do solvente sulfóxido de metila para separação da mistura azeotrópica com máximo ponto de ebulição entre acetona e clorofórmio, que é muito difícil de ser separada, com o uso do simulador ProSim Plus com auxílio do modelo termodinâmico NRTL, para fornecer dados reais e gráficos do comportamento dos componentes em relação à separação. Para conseguir uma boa separação foi necessário o uso de duas colunas de destilação onde a primeira ira quebra o, azeótropo e a segura separa solvente com o componente que ele tem mais afinidade. Através da simulação foi possível perceber que o solvente foi muito eficaz na separação do azeótropo, onde encontrado na corrente do topo da primeira coluna mais de 92% de acetona. A partir dos dados obtidos, conclui-se que o solvente é muito eficaz para essa separação e muito promissor para futuros estudos.

 

 


Keywords


Simulação, Destilação Extrativa e Sulfóxido de Metila.

References


- KNAPP, J. P; DOHERTY, M. F.; Thermal Integration of Homogeneous Azeotropic Distillation Sequences. AIChE jornal 36(7),969–84 (1990)

- LANGSTON, P.; NIDAL, H.; SHINGFIELD, S.; WEBB, S.; Simulation and Optimisation of Extractive Distillation with Water as Solvent, Chemical Engineering and Processing: Process Intensification., 44(3), 345–51 (2007).

- LEE, F. M. Extraction Distillation. GTC Technology Corporation, (2000)

- LEI, Z.; LI, C.; CHEN, B. Extractive Distillation: A Review, Separation and Purification Reviews, 32 (2), 121-213 (2003)

- REIS, M. H. M; Desenvolvimento de um programa para geração de mapas de curvas residuais e aplicação a processos de destilação azeotrópica e extrativa, 2002.

- SMITH, J. M.; NESS, V. C. H.; ABBOTT, M. M.- Introdução à Termodinâmica da Engenharia Química-LTC 7ª Edição (14)434–45 (2007).




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-343

Refbacks

  • There are currently no refbacks.