O desenvolvimento de um modelo matemático para a previsão da aprovação da disciplina de cálculo 1 utilizando regressão logística/ The development of a mathematical model for the forecast on approval in calculus 1 using logistic regression

Authors

  • Igor Rodrigues De Nardi
  • Shirley Cristina Cabral Nascimento
  • Jose Benicio da Cruz Costa
  • Alessandra Macedo de Souza

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-352

Keywords:

Calculo 1.Variável Categórica. Regressão Logística.

Abstract

Este estudo visa identificar quais fatores são significativos na aprovação dos calouros dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Pará (UFPA) na disciplina de Cálculo 1, a qual possui um dos maiores índices de reprovação dentro das universidades. Utilizando o software IBM SPSS Statistics, pode-se criar um banco de dados de variáveis dicotômicas e com isso fazer a regressão logística que, por meio dela, obteve-se uma função que possui como entrada as variáveis categóricas e como saída a probabilidade de passar ou não em Calculo 1. Para tanto, entrevistou-se 281 discentes que já cursaram a disciplina, respondendo à 13 perguntas (variáveis categóricas) cada. Observou-se com este estudo que existem questões (variáveis de entrada) que são mais significativas que outras e concluiu-se que a aprovação em Cálculo 1 está fortemente relacionada ao interesse e gosto pelo estudo da matemática desde a fase pré-universidade dos alunos.

 

References

CASTRO, Yuri. Porque reprova-se tanto em cálculo no ensino superior? Disponível em:< https://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/por-que-reprova-se- tanto-em-calculo-no-ensino-superior-saiba-como-evitar-13356046.html>. Acesso em: 06/01/2019.

DEMARIS, Alfred. ‘A tutorial in logistic regression’. Journal of Marriage and Family, v. 57, n. 4, 1995.

FERREIRA, Juliana Carvalho, PATINO, Cecilia Maria. ‘O que realmente significa valor-p?’. São Paulo, 2015.

FERREIRA, Ariane. ‘Disciplina de modelos lineares – Regressão Logística’. Rio de Janeiro, 2012.

FISHER, R. ‘A Statistical methods for research workers’, 12th edition. New York, Hafner, 1954.

GARZELA, Fabiana. ‘A disciplina de Cálculo I: a análise das relações entre as práticas pedagógicas no professor e seus impactos nos alunos.’ 2013. 275 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade de Campinas, Campinas, 20/08/2013.

GEYER, Charles J., ‘Fitting a Regression Model’. Disponível em: <http://www.stat.umn.edu/geyer/aster/short/examp/reg.html>. Acesso em: 06/01/2019.

HOSMER, Lemeshow, ‘Applied Logistic Regression’, 2nd Ed., 2000.

RODRIGUES, Nilton Rodolfo N. M. et. al. Alunos Ingressantes nas engenharias e a aprendizagem básica em matemática. In: XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE, 2012, Belém, PA.

ZANINI, Alexandre. ‘Regressão logística e redes neurais: um problema de estrutura de preferência do consumidor e classificação de perfis de consumo’. TD. Mestrado em Economia Aplicada. FEA/UFJF. Juiz de Fora, 2007.

Published

2019-10-29

How to Cite

Nardi, I. R. D., Nascimento, S. C. C., Costa, J. B. da C., & Souza, A. M. de. (2019). O desenvolvimento de um modelo matemático para a previsão da aprovação da disciplina de cálculo 1 utilizando regressão logística/ The development of a mathematical model for the forecast on approval in calculus 1 using logistic regression. Brazilian Journal of Development, 5(10), 22245–22256. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-352

Issue

Section

Original Papers