O ensino de funções, limites e continuidade fundamentada na aprendizagem significativa/ Functions, limits and continuity based on meaningful learning

Regiane Slongo Fagundes, Daniela Trentin Nava, Thiago Picinini, Gustavo H. Dalposso

Abstract


O trabalho descreve a aplicação da aprendizagem significativa na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Essa teoria ressalta que a aprendizagem significativa tem chance de acontecer quando há uma interação não arbitrária e substantiva entre os novos conhecimentos (ideias, proposições, informações, conceitos, símbolos) e os conhecimentos prévios (subsunçores), contribuindo para a sua diferenciação, (re)elaboração e estabilidade. A prática foi embasada no quadro de valores das tarifas de água da SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná), responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgoto no Paraná. A atividade foi proposta com o objetivo de contextualizar a aplicação dos conteúdos funções, limite e continuidade. Foram abordados conceitos de função definida por sentenças e função maior inteiro, usada para discretizar os valores do domínio, limites laterais e continuidade. Por meio do modelo definido foi possível apresentar os conteúdos da disciplina de Cálculo Diferencial Integral sobre uma situação cotidiana dos alunos. Observou-se que ao final da atividade os alunos conseguiram: interagir com colegas e com o professor, identificar conhecimentos prévios, compreender os conceitos abordados mais rapidamente e visualizar outras aplicações práticas.


Keywords


Função piso; Função definida por sentenças; Limites Laterais.

References


AGEPAR, Agência Reguladora do Paraná. RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 005. Disponível em: https://www.documentador.pr.gov.br/documentador . Acesso em 06 set. 2018.

AUSUBEL, D. P. Adquisición y retención del conocimiento: Una perspectiva cognitiva. Ed. Paidós. Barcelona, 2002.

AUSUBEL, D.P. ; NOVAK, J.D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro, Interamericana, 1980.

BRUM, W.P.; SCHUHMACHER, E. Utilização de mapas conceituais visando o ensino de história da geometria sob a luz da aprendizagem significativa. Aprendizagem significativa em revista, v.2, n.3, p. 39-57, 2012.

DIOGO, M. F.; RAYMUNDO, L,S; WILHELM, F. A.; ANDRADE, S. P. C.; LORENZO, F. M.; ROST, F. T. Percepções de coordenadores de curso superior sobre evasão, reprovações e estratégias preventivas. Avaliação, Campinas, v. 21, n.1, p. 125-151, 2016.

FOGAÇA, L.S.; MOREIRA, M.A.; SAHELICES, C.C. Estudo sobre a aprendizagem de equações e gráficos, em um curso de administração, fundamentado nas teorias da aprendizagem significativa e dos campos conceituais. Aprendizagem significativa em revista, v.8, n.2, p. 1-18, 2018.

IVERSON, K. E. A Programming Language, John Wiley & Sons Inc, 1962.

KLEIN, M.E.Z; DEL PINO, J.C. O ensino e a aprendizagem de matrizes tendo como fundamentação teórica a teoria da aprendizagem significativa. Aprendizagem significativa em revista, v.7, n.3, 60-81, 2017.

LOPEZ, I. F.; SEGADAS, C. A disciplina cálculo i nos cursos de engenharia da UFRJ: sua relação com o acesso à universidade e sua importância para a conclusão do curso. REUCP, Petrópolis, v. 8, n. 2, p. 92-107, 2014.

MOREIRA, M.A. e MASINI, E.A.F.S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo, Editora Moraes, 1982.

R DEVELOPMENT CORE TEAM. R: a language and environment for statistical computing, reference índex version 3.5.1. R Foundation for Statistical Computing, Viena, Áustria, ISBN, 2018.

RIMSA, L.G. A continuidade da função imposto de renda: desfazendo mitos. Educação & Tecnologia, v.21, n.3, p. 58-64, 2016.

STARCK, K.; CENI PINTO, T.T. Aprendizagem baseada em problemas adaptada (ABPA): experiência no curso de engenharia civil de uma faculdade privada do estado do Paraná. In: XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e 1º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia, 2018, Bahia. Anais. Salvador, 2018.

THOMAS, G. B.; WEIR, M. D.; HASS, J. Cálculo. 12ª edição, São Paulo: Pearson, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-353

Refbacks

  • There are currently no refbacks.