Caminhando pela preservação: o lúdico como proposta para o ensino de Educação Ambiental / Walking for preservation: the ludic as a proposal for de education of Environmental Education

Nathália Hernandes Turke, Felipe Tsuzuki, Virgínia Iara de Andrade Maistro, Vinícius Colussi Bastos

Abstract


Visando a formação de cidadãos críticos e conhecedores da preservação do meio ambiente, avaliou-se um projeto de Educação Ambiental, com a aplicação de um jogo didático. Esta pesquisa foi desenvolvida com 80 alunos, em quatro turmas do Ensino Fundamental – séries iniciais, em uma escola da rede pública de ensino, no estado do Paraná. Com a análise dos resultados, foi possível identificar troca de conhecimento, estreitamento das relações sociais e apropriação de conceitos básicos como a importância dos animais polinizadores, reciclagem do lixo, prevenção e manutenção da biodiversidade, proporcionando aos alunos a ampliação de sua capacidade em pensar criticamente sobre a necessidade da preservação.  Notou-se melhora significativa no conhecimento dos alunos sobre todos os assuntos trabalhados, comprovando a hipótese de que utilização de jogos didáticos ao trabalhar temas transversais, como educação ambiental se faz um importante instrumento para levar a sensibilização das problemáticas ambientais e a importância da preservação ambiental.

 

 


Keywords


preservação ambiental, jogo didático, trilha, ensino fundamental, aprendizagem.

References


CARDOSO, K. M. M. Educação ambiental nas escolas. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas), Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.

DIAS, A. A. S.; DIAS, M. A. O. Educação Ambiental: a agricultura como modo de sustentabilidade para a pequena propriedade rural. Revista de direitos difusos, v. 68, 2017.

FLEMMING, D. M.; COLLAÇO DE MELLO, A. Criatividade e Jogos Didáticos. São José: Saint-Germain, 2003.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. In: Outros Temas: Cadernos de Pesquisa, n. 118, São Paulo, 2003.

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental transformadora. In: LAYRARGUES, P. P. (Coord.). Identidades da educação ambiental brasileira/Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

PEREIRA, M. G. Pelas ondas do saber: Conhecer, agir e transformar o ambiente. In: PAVÃO, Antônio Carlos (Coord.). Ciências: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. v. 18, 2010.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. 2ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2012

SILVA, R M. L. Ciência Lúdica: Brincando e aprendendo com jogos sobre ciências. Salvador: Edufbar, 2008.

SOUZA, A. R. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: Semana de Pedagogia da UEM, Maringá, PR, 2007. Anais... Disponível em: < http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2015-II/slides/Rec%20Didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202015-II.pdf> . Acesso em 21 Dez. 2018.

SPIRONELLO, R. L.; TAVARES, F. S.; SILVA, E. P. Educação ambiental: da teoria à Prática, em bucas da sensibilização e conscientização ambiental. Revista Geonorte, Edição Especial, v.3, n.4, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-355

Refbacks

  • There are currently no refbacks.