Práticas sustentáveis como alternativa à educação ambiental fundamentada na abordagem da educação democrática / Sustainable practices as an alternative to environmental education based on the democratic education approach

Edina de Souza da Silva, Andréia Cadorin Schiavini, Luciana Rita Bellincanta Salvi

Abstract


 Este artigo propõe alternativas à educação ambiental através de práticas pedagógicas significativas que contribuam para um modelo de desenvolvimento sustentável alicerçadas à proposta da educação democrática da Rede Pública Municipal de Concórdia. Para realização da análise e comparativo da eficiência da proposta, aplicou-se uma pesquisa de campo, através de questionário aberto. A finalidade de tal processo pedagógico é propor atitudes sustentáveis, em âmbito coletivo às problemáticas ambientais levantadas. A avaliação da proposta de práticas pedagógicas sustentáveis mostrou-se bastante eficiente ao conseguir contribuir para a diminuição dos efeitos das problemáticas ambientais da comunidade. As ações de sustentabilidade desenvolvidas no projeto e aliadas aos conteúdos trabalhados, em sala de aula, numa perspectiva de educação democrática, desencadearam novas atitudes e posturas nos alunos, que refletiram na socialização destes conceitos, tanto no âmbito escolar quanto na comunidade. As ações de maior significância no que se refere à proposta foram à reutilização dos resíduos sólidos e orgânicos; o ensino e a aplicação de técnicas básicas de plantio adubação e conservação do solo no seu ambiente de atuação social; compreensão dos benefícios da alimentação orgânica e saudável; articulação do conhecimento teórico com a prática. E também, foi possível identificar, entre as ações realizadas, a formação de uma postura crítica frente às problemáticas ambientais. É importante ressaltar que mesmo os alunos que afirmam não participarem do projeto, entendem a importância da aplicação dessa proposta, os mesmos afirmam compartilhar os conhecimentos socializados pelos participantes. Pode-se afirmar que os principais resultados apresentados sinalizam para o fortalecimento de mudanças de hábitos, apropriação de conceitos e nova postura ambiental refletidos além do ambiente escolar.

 


Keywords


Educação ambiental. Práticas pedagógicas. Desenvolvimento sustentável. Abordagem democrática

References


BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 1981.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente e saúde. Brasília: MEC/SEF, 2000.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 2000.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Cultrix, 1982.

CARVALHO, Isabel Cristina Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

DAMBROS, Marlei. MOURA, Neide Cardoso de; NIEROTKA, Rosileia Lucia. Políticas educacionais voltadas para o ensino e aprendizagem: na perspectiva de uma educação emancipatória. IV colóquio internacional de educação. I seminário e ações multidisciplinares. UNOESC: v.2, n.1. set. (2014). ISSN 2237 – 857X.

DERMEVAL, Saviani. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2 ed. Campinas: Autoresd Associados, 2008

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 1996.

LIMA, G.F. da C. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do meio ambiente, 2004.

Loureiro Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, 2000.

MININI, N. A formação dos professores em educação ambiental in: Texto sobre capacitação em educação ambiental, oficina panorama da educação ambiental. MEC/SEF/DPEF. Brasília, 2000.

MOREIRA, Antônio Carlos. Educação ambiental na escola: o que fazer? São Miguel do Oeste: Mclee, 2002.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. In. Identidades da Educação Ambiental Brasileira. São Paulo: Cortez, 2000.

NARDI, Roberto. Educação para a ciências: questões atuais no ensino de ciências. São Paulo: Escrituras, 1998.

PARDO DÍAZ, Alberto. Educação ambiental como projeto. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RIBEIRO, Vera Masegão et al. Educação ambiental: uma abordagem dos temas da atualidade. São Paulo: CEDI, 1992.

RUSCHEINSKY, Aloísio. Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-372

Refbacks

  • There are currently no refbacks.