Ensino de história: Local e identidade social / History teaching: Location and social identity

Authors

  • Júlia Eduarda Dagostin
  • Débora Cristina Dal Molin

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-118

Keywords:

Ensino de História, História Local, Identidade Social, Sujeito histórico-social.

Abstract

O recorte local, empregado tanto na historiografia quanto em sala de aula, permite a reflexão profunda sobre as experiências dos sujeitos em seus espaços de atuação e relações sociais. Mesmo que o local esteja presente nos documentos curriculares nacionais, sendo tratado como conteúdo ou recurso didático, estes revelam uma desvinculação do local pelo enaltecimento do geral no decorrer das etapas de ensino. Considerando o meio de atuação social como objeto de estudo escolar, é possível fazer das pessoas ditas comuns participantes do processo histórico, levando o aluno a perceber-se como sujeito histórico-social, e a identificar os processos de rupturas e permanências em seus espaços de convívio, assim formando sua habilidade de pensar historicamente. Pela pesquisa de revisão bibliográfica, tomando como base pesquisadores do Ensino de História, entre os quais, Maria Auxiliadora Schmidt, Márcia de Almeida Gonçalves e Luis Fernando Cerri, pretende-se assimilar a contribuição do ensino de História pelo enfoque local na constituição da Identidade Social do aluno, investigando as articulações entre o Ensino de História e a observação da realidade social. A Identidade, de inerente caráter social, é entendida como a consciência de si e requer conhecimento do contexto e espaço em que se vive e atua. Pelo ensino é que a Identidade, em constante construção e desconstrução, é assimilada, criando condições de interpretar os conhecimentos adquiridos e utilizá-los na realidade prática. Nos desdobramentos da discussão evidencia-se a importância de orientar o ensino numa abordagem mais clara e próxima do aluno, propiciando seu autoconhecimento como sujeito de ação e a consciência do seu agir no mundo, servindo-se na educação, do local como um instrumento de articulação, incorporando-o como caminho à aprendizagem efetiva de História.

References

BARROS, José D’Assunção. História, espaço e tempo: interações necessárias. Varia História, Belo Horizonte, vol. 22, n. 36, p.460-475, 2006.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. SãoPaulo: Cortez, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 17/11/2020.

CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: Implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 1999.

FERREIRA, Elenice Silva. A história local e a pesquisa em história da educação. Crítica Educativa, Sorocaba, vol. 5, n. 1, p. 293-307, 2019.

GONÇALVES, Márcia de Almeida. História local: o reconhecimento da identidade pelo caminho da insignificância. In: MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette. M.; MAGALHÃES, Marcelo de S. (org.) Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. p. 175-185.

GOODSON, Ivor. F. A Construção Social do Currículo. Lisboa: Educa e autor, 1997.

JACQUES, Maria da Graça Corrêa. Identidade. In: JACQUES, Maria da Graça Corrêa. et al (org.). Psicologia Social Contemporânea. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 137-144.

MONTEIRO, Ana Maria. Narrativa e narradores no ensino de História. In: MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette M.; MAGALHÃES, Marcelo de S. (org.) Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. p. 119-135.

NEVES, Joana. História Local e Construção da Identidade Social. Revista Saeculum, João Pessoa, v. 3, p. 13-27, 1997.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O ensino de história local e os desafios da formação da consciência histórica. In: MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette. M.; MAGALHÃES, Marcelo de S. (org.) Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. p. 187-198.

Published

2022-01-09

How to Cite

Dagostin, J. E., & Molin, D. C. D. (2022). Ensino de história: Local e identidade social / History teaching: Location and social identity. Brazilian Journal of Development, 8(1), 1840–1850. https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-118

Issue

Section

Original Papers