O lugar como categoria de análise geográfica e a percepção dos alunos de uma escola pública da periferia de Maceió – Alagoas / Place as a category of analysis geographyc and the perception of students in a public school in the periphery of Maceió - Alagoas

Authors

  • Jakson José Silva dos Santos
  • José Aparecido da Silva Gama

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-126

Keywords:

Lugar, educação e aprendizagem.

Abstract

O lugar é parte do território onde vai haver relação de identidade e afetividade, e o espaço do cotidiano, onde se desenvolve as atividades do dia a dia, nossa casa, rua, bairro ou cidade este trabalho tem como finalidade perceber como a partir das aulas de geografia os alunos do Ensino Fundamental compreendem os conceitos de lugar, uma das quatro categorias de análise da geografia, levando em consideração a realidade social da comunidade onde residem. Para isso, nas aulas das turmas de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, foram abordados os conceitos geográficos como Território, Região, Paisagem e Lugar. Por meio de aula expositiva e rodas de conversas. No referencial teórico foram analisados os principais autores que aborda os conceitos. Como estratégia metodológica utilizou-se a abordagem qualitativa de um estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram: exposição do conteúdo roda de conversa, exposição de material construído pelos alunos. Os resultados apontaram que na maioria das vezes os alunos não conseguem entender que o lugar faz parte de seu cotidiano e ao mesmo tempo o lugar pode ser entendido como sendo um ambiente de aprendizagem.

References

CALLAI, Helena Copetti, Aprendendo a ler o mundo: A Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. CEDES, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, 2005.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo: Labur. Edições, 2007.

CAVALCANTI, Lana de Souza, Geografia, escola e construção de conhecimento: Geografia e a construção de conceitos no ensino. Campinas, SP: Papirus, 1998.

LEMOS Mauro Borges. Diretrizes para formulação de políticas de desenvolvimento regional e de. Ordenação do território brasileiro. Ministério da Integração Nacional. Belo Horizonte, 2004.

LENCIONI, Sandra. Região e Geografia. São Paulo: Edusp, 2003.

MAGALHAES, R. B.; SANTOS, G. F.; A leitura do lugar nas aulas de Geografia do 6º ano como possibilidades para compreensão da realidade. Brazilian Jounal of Development, Curitiba, v.6, n 11, p. 85170-85182, nov.2020

SANTOS, J. J. S.; SANTOS JUNIOR, A.C. Perfil socioeconômico e a percepção ambiental de moradores residentes em área de risco de deslizamentos/desmoronamentos: O caso do aglomeramento subnormal Flexal de Cima, Maceió, Alagoas (Brasil). TCC UFAL 2010.

SANTOS, Julio César Furtado. Aprendizagem significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. 1ª Ed. Porto Alegre: Mediação, 2008.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado, fundamentos Teórico e metodológico da geografia. São Paulo: Hucitec,1988

SILVA, M. E.; CORREA, M. P. C.; ALMEIDA, R. S. Região: categoria geográfica e interfaces interdisciplinares. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 9, n. 1, 2016.

SILVERA, Rogério Leandra Limad. Cidade, corporação e periferia urbana. São Paulo: Edunisc, 2003.

TUAN, Y. -F. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. 8ª edição. São Paulo: Libertad, 1999.

VESENTINI, José William. O Ensino de Geografia no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2004

Published

2022-01-10

How to Cite

dos Santos, J. J. S., & Gama, J. A. da S. (2022). O lugar como categoria de análise geográfica e a percepção dos alunos de uma escola pública da periferia de Maceió – Alagoas / Place as a category of analysis geographyc and the perception of students in a public school in the periphery of Maceió - Alagoas. Brazilian Journal of Development, 8(1), 1963–1972. https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-126

Issue

Section

Original Papers