Propostas de layouts industriais para a empresa Matrice Máquinas e Equipamentos / Proposed industrial layouts for the Matrice Máquinas e Equipamentos Company

Authors

  • Bruno Garcia Domingues
  • Henrique Kenzo Rigui Faria
  • Lucas Torres Generoso
  • Paloma Roperto
  • Clodoaldo Lazareti

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-378

Keywords:

Layouts industriais, Simulação computacional, Movimentação.

Abstract

Com o avanço tecnológico e com a crise causada pela pandemia da COVID-19, sobreviver economicamente tornou-se um grande desafio para muitas empresas no Brasil. Com isso, a utilização de novas ferramentas e metodologias para diminuir custos e otimizar resultados tornam-se cada dia mais importantes. Este presente trabalho utilizou a simulação computacional, feita pelo software Plant Simulation, para propor novos layouts industriais para a empresa Matrice Máquinas e Equipamentos, localizada em São Bernardo do Campo, São Paulo. Com a proposta do novo layout otimizado, foi possível melhorar a movimentação total dentro da empresa, em que o cenário atual resultava em 357,7 metros por dia e com o cenário melhorado esse valor passou para 222,8 metros diários e com o layout proposto para um local de área maior foi possível inserir duas novas máquinas injetoras, nas quais, eram desejadas pelo proprietário da Matrice.

References

FONTES, G. Automação e robotização de uma célula de produção de rotores de motores elétricos. Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina. 2015.

GAITHER, N.; FRAZIER, G. Administração da produção e operações. 8ª. ed. [S.l.]: Cengage Learning, 2002.

HORNBURG, E. Estudo e implementação de melhorias no layout dos centros de trabalho das ajustagens de máquinas, modelos e ferramentas. Universidade Tecnológica do Paraná. Curitiba. 2020.

KAMARUDDIN, S. et al. The impact of variety of orders and different number of workers on production scheduling performance: A simulation aproach. Journal of Manufacturing Technology Management, 2013.

LIMA FILHO, O.; MALAGUTTI, T. F.; A importância do layout para o aumento da produtividade, 2017. Disponível em: <http://www.intranet.redeclaretiano.edu.br>. Acesso em: 01 maio 2021.

MOSER, A.; SANTOS, N.; MEDEIROS, L. A simulação computacional como técnica de pesquisa na administração. Revista Intersaberes, p. 28, 2014.

NEUMANN, C. Sistemática para Avaliação e melhoria da flexibilidade de layout em ambientes dinâmicos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2009.

RANDON, G.; CECCONELLO, I. Simulação como Tecnologia Habilitadora da Indústria 4.0. Scientia Cum Industria, Caxias do Sul, 2019. 9.

SANTOS, E.; MARINHO, F. A transformação de um layout funcional para um layout celular: estudo de caso em uma empresa do ramo de autopeças. Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI). Itajubá, p. 16. 2016.

SIEMENS. Produtos e Serviços. Siemens, 2015. Disponivel em: <https://new.siemens.com/br>. Acesso em: 01 maio 2021.

SUZEK, H.; BING, W. Aumento da produtividade em um sistema de produção através da simulação computacional. Brazilian Journal of Development, Curitiba, V.6, n.5, p. 29847-29861, maio 2020.

USINAGEM BRASIL. Usinagem Brasil, 2021. Disponivel em: <http://www.usinagem-brasil.com.br>. Acesso em: 01 out. 2021.

Published

2022-01-21

How to Cite

Domingues, B. G., Faria, H. K. R., Generoso, L. T., Roperto, P., & Lazareti, C. (2022). Propostas de layouts industriais para a empresa Matrice Máquinas e Equipamentos / Proposed industrial layouts for the Matrice Máquinas e Equipamentos Company. Brazilian Journal of Development, 8(1), 5596–5614. https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-378

Issue

Section

Original Papers