Um olhar sobre avaliação na educação especial: aspectos conceituais / A look at special education assessment: conceptual aspects

Authors

  • Maria Eliene Pessôa Assunção Tavares Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Maria José Alves de Souza
  • Márcia Xavier de Moura Lima
  • Diogenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-232.

Keywords:

Educação Inclusiva, Avaliação, Rendimento escolar.

Abstract

O presente estudo traz em seu contexto uma reflexão do processo de avaliação na educação inclusiva sob a vertente de uma análise bibliográfica. O desafio da escola na atualidade é mediar um processo de mudanças entre elas a da inclusão de alunos portadores de deficiência. Avaliar envolve muitos fatores que são importantes para a formação da meta que é a aprendizagem e deve estar focado nas necessidades do discente. Desta forma, o objetivo geral do estudo é possibilitar um aprofundamento sobre o processo da avaliação no processo de inclusão escolar. Quanto ao processo de avaliação situamos uma leitura crítica frente alguns pensadores que orientam o fazer avaliativo nas turmas de inclusão. Portanto, à luz das discursões podemos situar o estudo, sobre a prática de uma avaliação dinâmica onde seja assegurado o direito a uma mediação saudável entre aluno e professor. A pesquisa assim é de cunho bibliográfico. A inclusão é um processo novo de descobertas por isso é tão importante que educadores e unidade de ensino estejam tão abertos a necessidade de reflexão sobre a avaliação inclusiva.

 

 

References

BOBBIO, Noberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro, Campus 1992.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica e o artigo científico como forma de comunicação. São Paulo, São Paulo, 2006.

BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br/seesp. Acesso em: 18 out. 2010.

CONDEMARÍN, M; MEDINA, A. Avaliação autêntica: Um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2005.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticos e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. 1994, Salamanca-ESPANHA.

FERREIRA, L. M. S. Retratos da Avaliação: conflitos, desvirtuamentos e caminhos para a superação. Porto Alegre: Mediação, 2002.

FEUERSTEEIN, R. Instrummental erichment: na intervention program for cognitive mofifiablility. Baltimore: University Park Press, 1980.

HOFFMANN, J. O Jogo do Contrário em Avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2007.

PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. Tradução: Álvaro Cabral. 3ª ed. Martins Fontes: São Paulo, 2007.

PRIETTO, R. G. Atendimento escolar de alunos com necessidades especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. In ARANTES, V. A. (org). Inclusão: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.

TIERNEY, P. Communicative Staging of the... Trabalho: uma Ergonomia da Percepção, Ensaios de Ergonomia, UFSC, JUNHO... Chicago: NTC, 1998.

UNESCO. Declaração de Salamanca. Disponível em: . Acesso em: 18 agosto. 2019.

VYGOTSKY, L. S. História del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Havana: Científico-técnica, 1987.

Published

2019-11-21

How to Cite

Tavares, M. E. P. A., Souza, M. J. A. de, Lima, M. X. de M., & Coutinho, D. J. G. (2019). Um olhar sobre avaliação na educação especial: aspectos conceituais / A look at special education assessment: conceptual aspects. Brazilian Journal of Development, 5(11), 25758–25765. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-232.

Issue

Section

Original Papers