Jogos matemáticos digitais: relatos de experiência e perspectivas de nova aplicação em alunos do Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano no Município de Viana-MA / Digital mathematical games: experience reports and perspectives of a new application in elementary school students from 6th to 9th grade in the City of Viana-MA

Joel Pinheiro Meireles, Fernando Pereira de Oliveira, Felipe Rodrigues Vaz, Thiago Mourao Pereira, Elisiane Monteiro Soares, Francisco da Conceição Silva

Abstract


A aprendizagem da Matemática é essencial para as mais diversas situações de nossas vidas, desde localizar um endereço, até realizar cálculos complexos, por exemplo. No entanto, os resultados obtidos na última avaliação do PISA, sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, realizada em 2018, mostrou que o Brasil ficou entre 69º e 72º lugar, dentre 78 países, quanto ao nível proficiência em Matemática. Analisando os dados da Prova Brasil, referentes ao 9º ano do Ensino Fundamental no município de Viana, a situação é preocupante pois somente 2% dos alunos foram considerados proficientes em Matemática. Com base nestas reflexões é que propõe-se este projeto de pesquisa para alunos do ensino fundamental de 6º ao 9º ano no município de Viana-MA com o objetivo de analisar, planejar, desenvolver e executar atividades que utilizam os softwares educacionais, em particular jogos, disponíveis como ferramenta facilitadora de ensino e aprendizagem de Matemática para alunos do ensino fundamental de 6º ao 9º ano no município de Viana - MA.

Keywords


ensino de matemática, jogos educacionais, baixo desempenho, ensino fundamental.

References


BRASIL. Ministério da Educação. PISA 2018. Brasília, DF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/images/03.12.2019_Pisa-apresentacao-coletiva.pdf. Acesso em: 10. fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. PISA 2015. Brasília, DF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=42741. Acesso em: 06 fev. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. PROVA BRASIL 2015. Brasília, DF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/prova-brasil. Acessado em: 06 fev. 2018.

CASTEJON; M., ROSA; Rosemar. (Orgs). Olhares sobre o ensino da matemática: educação; Básica. – Uberaba – MG: IFTM, 2017.

SILVA, F. C. et al. POTENCIALIZA: software para o ensino de atividades matemáticas iniciais em discentes com deficiência intelectual. In: NUEVAS IDEAS EN INFORMÁTICA EDUCATIVA TISE 2014. Fortaleza. 2014, Fortaleza.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-042