Processo executivo de piso de concreto industrial – estudo de caso em um galpão na cidade de Manaus – AM / Executive process of industrial concrete floor - case study in a shed in the city of Manaus – AM

Lucas da Costa Santos, Érika Cristina Nogueira Marques Pinheiro

Abstract


Com o passar do tempo, o setor da construção civil vem abrindo espaço para o aprimoramento das técnicas construtivas, à medida que interferem de forma significativa nas propriedades que compõem o desempenho funcional dos materiais cimentícios. A adição de fibras ao concreto proporciona a melhora das características estruturais que promove o aumento do módulo de elasticidade, resistência, ductibilidade e entre outros. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo geral descrever o processo executivo de piso de concreto industrial com fibra sintética em um galpão na cidade de Manaus - AM. Como metodologia adotou- se a pesquisa descritiva e qualitativa. Em procedência, os resultados apresentam as etapas que compõem o processo de execução do piso de concreto industrial adicionado com fibras, levando em consideração as vantagens e desvantagens da inserção da fibra sintética à composição cimentícia quanto às propriedades técnicas.


Keywords


fibras sintética, piso de concreto, construção civil.

References


CARVALHO, E. F. T. O Concreto sem Mistérios: Uma Abordagem Inédita para Engenheiros e Arquitetos Dominarem sua Tecnologia. Ouro Preto, MG: Editora UFOP, 2012.

FIGUEIREDO, A. D. Concreto com Fibras de Aço. São Paulo: [s.n.], 2011. Dissertação de Livre Docência.

GUIMARÃES, D. Avaliação das propriedades de concretos reforçados com fibras de aço para utilização em pisos industriais. Pós graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015.

JOÃO, C. D. A. S. Pavimentos térreos industriais: Aspectos relevantes ligados à concepção, dimensionamento e às tecnologias de execução. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Porto, 2014.

NAKAMURA, J. A execução de estruturas de concreto protendido com cordoalhas engraxadas exige cuidados do recebimento do material no canteiro até a inspeção pós carga. Revista Téchne , ed. 185. São Paulo – SP. 2012.

NUNES, Edilene de Cássia Dutra et. al. Polímeros: Conceitos, Estrutura molecular, Classificação e Propriedades. São Paulo, SP: Érica, 2014.

OLIVEIRA, Rodrigo Fidelis Viana de. Análise de dois Solos Modificados com Cimento para Dimensionamento de Pavimentos. 2011. 186 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional em Engenharia Geotécnica) – Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, 2011.

RODRIGUES, Públio Penna Firme: Manual de Piso Industriais – Fibras de Aço e Protendido, Editora Pini, São Paulo, 2011.

SANTOS, B. P.; ALBERTO, A.; LIMA, T. F. F. M.; CHARRUA-SANTOS, F. M. B.

Indústria 4.0: desafios e oportunidades. Revista Produção e Desenvolvimento, v. 4, n1, p. 111-124, 2018.

TAKEYA, T: Ensaios de flexão de corpos de prova prismáticos armados com tela soldada e com fibras plásticas e metálicas para determinação da tenacidade. Parte 2. Relatório Técnico, Laboratório de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos – USP. São Carlos, 2011.

TAMAKI, Luciana. Reforço de Fibras. Revista Téchne PINI 170ª Ed.; . São Paulo, 2011. Disponível em: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/163/como-construir- piso-industrial-de-concreto-reforcado-com-fibras-285827-1.aspx. Acesso em: 01 de Outubro de 2021.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-043