Um olhar sobre as tradições afro-brasileira a partir da base nacional comum curricular – BNCC / A look at afro-brazilian traditions from the common national curriculum base - BNCC

Selma Correia Rosseto, Sônia Maria Dias

Abstract


O Componente Curricular de Ensino Religioso está inserido na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, propondo um espaço de aprendizagem com foco nas experiências pedagógicas, dialógicas e nas identidades culturais religiosas ou não religiosas. O documento citado apresenta um conjunto de habilidades que aponta as aprendizagens essenciais que devem ser contempladas em cada faixa etária dos educandos e estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento organizados em Unidades Temáticas na perspectiva das Ciências da Religião. No entanto, mesmo com as orientações propostas pela BNCC no que se refere a inserção do conhecimento religioso contemplando nas diversas tradições religiosas ainda é possível perceber dificuldade em abordar as tradições Afro-brasileiras nas aulas de Ensino Religioso, se restringindo ou dando prioridade às religiões cristãs, deixando outras vertentes religiosas de lado. Esse artigo tem como objetivo aprofundar o diálogo sobre as diversas possibilidades de abordar os elementos como símbolos, ritos, espaços sagrados das tradições religiosas Afro-brasileira-brasileira nas aulas de Ensino Religioso, sem causar constrangimentos aos educandos e a comunidade escolar. A metodologia percorreu a leitura bibliográfica, para a construção do referencial teórico e a pesquisa documental que contribuiu para o apontamento acerca do indicativo de ações pedagógicas para as aulas de Ensino Religioso com o aporte teórico nas Ciências das Religiões. E como resultado destaca-se que as orientações contidas na BNCC é possível sim tanto para o professor quanto para o aluno (a) olhar de uma forma mais positiva as religiões afro-brasileiras, partindo do pressuposto que estas tradições religiosas não devem em hipótese nenhuma trabalhadas de forma isolada, mas sim, dialogadas e integradas com outras vertentes religiosas, levando o aluno a perceber que elas também tem os seus valores religiosos, como qualquer outra denominações  religiosas apresentadas no espaço escolar.


References


ARAÚJO, Maria José de. Religiões afro-brasileiras: em um debate a partir da Base Nacional Comum Curricular. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira). Departamento de História do CERES - Campus de Caicó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Caicó, 2016.

AZEVEDO, Janaína. Tudo o que você precisa saber sobre a Umbanda – Volume 2. São Paulo: Universo dos Livros, 2010.

BERKENBROCK, Volney J. Candomblé: Formação e compreensão religiosa de uma tradição afro-brasileira. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão. Brasília: Ministério da Educação e Cultura,2018. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 5, de 28 de dezembro de 2018 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de licenciatura em Ciências da Religião e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conaes-comissao-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/59331-resolucoes-cp-2018#:~:text=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CNE%2FCP%20n%C2%BA%205,Religi%C3%A3o%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: ago. 2021.

BORIN, Luiz Claudio. História do Ensino Religioso no Brasil [recurso eletrônico]. 1. ed. - Santa Maria. RS. UFSM. NTE, 2018. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/358/2020/02/hist%C3%B3ria-do-ensino-religioso-no-brasil-diagrama%C3%A7%C3%A3o-FINAL-1.pdf. Acesso em: 27 ag. 2021.

CARNEIRO, João Luiz. Religiões afro-brasileiras: uma Construção teológica. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.

CARON, Lurdes. FILHO, Lourival José Martins. Ensino Religioso: uma história em construção. O Ensino Religioso na BNCC: teoria e prática para o ensino fundamental. Emerson Sena da Silveira, Sérgio Junqueira (organizadores) Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

COSTA FERREIRA, Renan; BRANDENBURG, Laude Erandi. O ensino religioso e a BNCC: possibilidades de se educar para a paz. Revista Caminhos-Revista de Ciências da Religião, v. 17, n. 2, p. 508-522, 2019.

SANTOS, Taciana Brasil dos. O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: algumas considerações. Educação em Revista, v. 37, 2021.

RANGEL, Mary (Org.); SANTOS, Mônica Pereira dos. [et.al.] - Diversidade, diferença e multiculturalismo: valores essenciais da pluralidade social. Niterói: Intertexto, 2011.

Rubens Alves. A escola ideal: o papel do professor. Disponível em: https://www.escoladigital.pb.gov.br/odas/rubem-alves-a-escola-ideal-o-papel-do-professor. Acesso em: 25 set. 2021.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-044