Estruturação estatal: uma análise sobre a construção do Estado moderno sob a ótica do desenvolvimento humano / State structuring: an analysis of the construction of the modern State from the perspective of human development

Maycon João de Abreu Luz, Ana Paula de Sousa Costa, Cássio Luz Pereira

Abstract


O Estado se apresenta como uma instituição de muita relevância para uma sociedade, tendo uma vasta gama de atuação. O presente artigo possui como objetivo geral analisar o ponto de vista de Francis Fukuyama quanto ao ideal de Estado moderno. Especificamente, busca averiguar a relevância do Estado para a sociedade, bem como estudar os mecanismos para que o Estado alcance sua função social de planejamento e execução de políticas voltadas para o desenvolvimento da sociedade. A problematização da pesquisa consiste na análise de qual modelo de Estado é capaz de ofertar a população condições mínimas de existência e dar uma reposta a crise econômica no sentido que possibilite o desenvolvimento econômico nacional. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pelo procedimento bibliográfico, com base em material publicado acerca do tema. A análise e interpretação dos dados se deu com base no método qualitativo, na medida em que se busca analisar aspectos da organização, estruturação e ideal de Estado moderno diante da visão de Fukuyama, através do estabelecimento de relações e significações entre esses objetos de estudo. Os resultados apontam a relevância da preponderância do poder do Estado para a construção de Leis que auxiliem no crescimento, assim como no desenvolvimento social da população.


Keywords


estado, instituições, crescimento econômico, desenvolvimento humano.

References


BOAVENTURA, Edivaldo M. Metodologia da Pesquisa. Monografia dissertação e tese. São Paulo. SP: Editora Atlas. 2004.

BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. 22ª edição. São Paulo: editora Malheiros, 2015.

FEREIRA, Jussara Suzi Assis Borges Nasser; CORREIRA, Manoel Bonfim Furtado. Considerações históricas da evolução do estado e desenvolvimento econômico. 2013 Disponível em: https://www.diritto.it/pdf_archive/27170.pdf. Acesso em 14 de janeiro de 2022.

FUKUYAMA, Francis. Construção de Estados: governo e organização mundial no século XXI. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

__________, Francis. Ordem política e decadência política: da revolução industrial à globalização da democracia. Trad. Miguel Mata. Lisboa: Dom Quixote, 2015.

MONTEIRO, Leandro Nogueira. O conceito de Estado fracassado nas Relações internacionais: origem, definições e implicações teóricas. Dissertação (mestrado em relações internacionais). Pontifica Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. 2006.

MONTESQUIEU, Charles de Secondat, Baron de. O espirito das Leis. Apresentação de Renato Jaime Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

MORAIS, Jose Luis Bolzan de; STRECK, Lenio Luiz. Ciência Política e Teoria do Estado. 8ª edição. rev., atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2014.

POMPEU, Gina Vidal Marcílio; ROCHA, Francisco Esdras Moreira. A necessidade de reconstrução do estado no início do século xxi na visão de francis fukuyama. Direitos Fundamentais & Justiça. Belo Horizonte, ano 10, n. 34, p. 249-267, jan./jun. Ed. 2016.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernanes Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2ª edição. 2013.

RIBEIRO, Anderson Rosa. Teoria Geral do Estado. 2015. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17646/material/UNIDADE%201%20e%20%202.pdf. Acesso em 14 de janeiro de 2022.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-066