Criação e desenvolvimento do jogo da jornada: narrativa da construção de uma proposta lúdica para a conexão entre gerações / Creation and development of the journey game: narrative of the construction of a ludic proposal for the connection between generations

Evandra de Moura Rabello, Mara Regina Santos Magalhães, Nelson Rabello Filho

Abstract


A importância e relevância desta pesquisa narrativa decorre do interesse em utilizar práticas de cuidar integrativo, no olhar à adolescência e suas necessidades prementes. A proposta desta pesquisa é descrever o raciocínio percorrido pela autora no desenvolvimento de uma possibilidade estratégica lúdica aplicável à intervenção em transtornos mentais, catalogados pela Organização Mundial de Saúde – OMS, como, por exemplo: automutilação, depressão, tentativas de suicídios, abusos, bullying e agressões, entre outros conflitos oriundos das relações interpessoais que, por vezes, desencadeiam o sofrimento emocional de adolescentes. Desenvolver um jogo de cartas com tabuleiro contemplando a interação multidisciplinar e visão integrativa, e que apresente a possibilidade de se tornar um instrumento de conexão na comunicação entre os adolescentes e os adultos é o objetivo geral deste trabalho. Portanto, usando a forma de pensamento cerebral na adolescência, em conexão com a proposta de integralidade no cuidar, elabora-se uma ferramenta de comunicação assertiva, empática e não violenta, que possa contribuir no autoconhecimento e relacionamentos intra e interpessoais. No que se refere aos objetivos específicos, a autora estabelece uma linha condutora sobre o raciocínio que contribui a transformar as diversas técnicas de abordagem vivenciadas no PerCurso de cuidados integrativos da UNIFESP, em conexão às teorias descortinadas pelo levantamento bibliográfico e sua experiência profissional, em alicerces do processo criativo envolvido em um jogo chamado Jogo da Jornada.


Keywords


terapia integrativa, comunicação intergeracional, neurociência, maha lilah, jogo da jornada.

References


Angelin, L. P. Cartografia da mente em Gregory Bateson. Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Metafísica, da Universidade de Brasília (PPGμ/UnB). Brasilia: 2018.

Ardans, O. Corpo e identidade na teoria da ação comunicativa de Habermas. Psicol. hosp. (São Paulo) v.3 n.2 São Paulo ago. 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-74092005000200002. Acesso em: 03.02.2020.

Bandler, L.C , Gordon, D., Lebeau, M. O método emprint, um guia para reproduzir a competência. Summus Editorial, 1992

Bandler, L.C , Gordon, D., Lebeau, M. Know-How, como programar melhor o seu futuro . Summus Editorial, 1991

Bandler, L.C. , Lebeau, M. Refém emocional, resgate sua vida afetiva. Summus Editorial, 1993

Basso, T. & Pustilnik, A. Corporificando a Consciência: teoria e prática da dinâmica energética do Psiquismo – São Paulo: Instituto Cultural Dinâmica Enenrgética do Psiquismo – ICDEP, 1ª. Edição, 2012, 96p.

Bradshaw, J. Home coming, reclaiming and healing your inner child. Bantam Books, 1990

Bernardes, D. M. O lúdico no auxílio do ensino da matemática: uma proposta possível. Disponível em https://www.bdm.unb.br/bitstream/10483/2776/1/2011

Berne, E. – Os jogos da vida. Editora Artenova, 1974

Bêrni, D. A. Teoria dos jogos: jogos de estratégia, estratégia decisória, teoria da decisão. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Ed.,2004

Betencourt, P. R. Escutas Desterritorializantes Contribuições Singulares para um Cuidador Integrativo. Monografia apresentada à Universidade Federal de São Paulo – Pró-reitoria de Extensão para obtenção do título de Especialista em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos.

Brock, A, et al. Brincar - Aprendizagem para a Vida. Porto Alegre. Penso, 2011.

Campbell, J. – O herói de mil faces. Editora Cultrix Pensamento, 1949

Dunker, C. O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas / Christian Dunker, Cláudio Thebas. – São Paulo: Planeta do Brasil, 2019. 256 p.

Cheng, F. Cinco Meditações sobre a Beleza. São Paulo. Ed. TRIOM, 2013.

Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. Habilidades sociais: Conceitos e campo teórico-prático. Texto online, disponibilizado em http://www.rihs.ufscar.br, em dezembro de 2006

Giacoia, O. Heidegger Urgente. Introdução a um novo pensar. São Paulo: Três Estrelas, 2013.

Habermas, J. (1987) Teoria de la acción comunicativa. M. J. Redondo, trad.). Madrid: Taurus.

Hawkins, D.R. Letting go. Hay House, 2012

Heidegger, M. A caminho da linguagem. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

Heidegger, M. Contribuições à Filosofia. Do Acontecimento Apropriador. Rio de Janeiro: Editora Via Vérita, 2015.

Hillman, J. (1992). Psicologia arquetípica. São Paulo: Cultrix.

Ibraim, E. & Vilhena, J. Jogos de linguagem/jogos de verdade: de Wittgenstein a Foucault. versão On-line ISSN 1809-5267Arq. bras. psicol. vol.66 no.2 Rio de Janeiro, 2014.

Jung, C. G. (1985c). Prática da psicoterapia. Petrópolis: Vozes. (Originalmente publicado em 1970.

________. (2016). O Homem e seus Símbolos. São Paulo: Editora Fronteira.

________. (1991). Tipos Psicológicos. Petrópolis: Vozes. (Originalmente publicado em 1949).

_________. (2000). Arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes. (Originalmente publicado em 1951).

Kika, V. & Blossom, B. Manual do Jogo Maha Lila Taokopelli - A alegria de brincar na gangorra da Vida. Versão 2.0 – curta-curtíssima. Setembro de 2019. Texto da licença CC BY-NC-SA/BR 3.0 está em: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/

Merleau-Ponty, M. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Piaget, J. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

Random, M. O Pensamento Transdisciplinar e o Real. São Paulo: TRIOM, 2000.

Rosenberg, M. B. Comunicação não - violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.

Siegel, D. J. (2016). Cérebro adolescente: o grande potencial, a coragem e a criatividade da mente dos 12 aos 24 anos. São Paulo: nVersos. (288p.).

Sommerman, A. Pedagogia da Alternância e Transdisciplinaridade. Apresentado no PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL.

Vygotsky, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1991.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-079