Recital de formatura online: compartilhando saberes musicais e tecnológicos durante a pandemia / Online Graduation Recital: sharing musical and technological knowledge during the pandemic

Douglas de Oliveira Silva, Renato de Vasconcellos

Abstract


Esse artigo relata o processo de construção e execução de um Recital de Formatura Online durante a pandemia e todos os enfrentamentos para a aceitação dessa nova modalidade, no meio acadêmico. O texto conjuga as experiências do aluno e do professor e descreve o desenvolvimento de formas alternativas de comunicação e de compartilhamento de saberes musicais e tecnológicos. Novas interações surgiram entre professor e aluno, entre performer e público, por meio de softwares e plataformas online. Nesse período de isolamento social, a necessidade de utilização de recursos tecnológicos forçou um aprendizado fora do círculo acadêmico e sem tutoria presencial, além de estimular a capacitação de docentes e discentes em áreas anteriormente consideradas não prioritárias. Parte do conhecimento adquirido nessa empreitada foi fruto da interação do aluno com outros alunos, de forma colaborativa. O artigo descreve os desafios da gravação de áudio e vídeo de forma remota e a apresentação de um recital, no qual público e performer interagem de forma não presencial, possibilitando o aumento do alcance de público.


Keywords


ensino de instrumento online, educação musical, processo de ensino e aprendizagem.

References


FILATRO, Andrea. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.

GOHN, Daniel Marcondes. Aulas On-Line de Instrumentos Musicais: Novo Paradigma em Tempos de Pandemia. In: Rev. Tulha, Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, pp. 152-171, jul.–dez. 2020.

CASTIONI, Remi; MELO, Adriana Almeida Sales de; NASCIMENTO, Paulo Meyer; RAMOS, Daniela Lima. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. In: Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 29, n. 111, p. 399-419, abr./jun. 2021.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-088