Tendências de busca na internet de sites de incentivo aos transtornos alimentares pelo Google Trends / Internet search trends of sites encouraging eating disorders by Google Trends

Marília Somaggio Souza, ina Garcia Manochio-Pina

Abstract


Dentre os transtornos alimentares (TAs), a anorexia nervosa (AN) e a bulimia nervosa (BN) estão crescendo nos dias atuais, devido blogs e sites pro-ana e promia presentes nas redes sociais que incentivam as práticas anoréxicas e bulímicas. O objetivo do presente estudo foi identificar por meio do Google Trends, como estavam as buscas nas redes sociais pelos blogs pro-ana, promia e os termos abordados nesses sites. Utilizou-se o Google Trends para a busca dos blogs pro-ana, promia e dos termos empregados em suas páginas como, anaismyfriend, thinspiration, bonespo, miar, Now Food e Low Food, como uma forma de avaliar como estão as buscas dos mesmos na internet nos últimos 12 meses. As buscas pelos termos ocorreram dia 04/08/2021 e 05/09/2021. Como resultados, o Google Trends gerou figuras de vários termos utilizados pelas blogueiras anoréxicas e bulímicas que influenciam os TAs, visto que as buscas na internet por esses sites e os termos aplicados nesses blogs foram relevantes nos últimos tempos. Concluiu-se por meio da ferramenta Google Trends, que os sites e blogs de incentivo aos TAs pro-ana, promia e os termos utilizados em suas páginas como, thinspiration, miar, Now Food e Low Food, estão sendo procurados com frequência nas redes sociais nos últimos 12 meses, como pode ser observado pelas figuras. Dessa forma, destaca-se a exposição e a influência da opinião de blogueiras relatando suas experiências dietéticas. Ao contrário do ideal de variedade e equilíbrio, as dietas retratam a pressão pelo autocontrole alimentar como recurso à construção de um corpo idealizado e tipificado. Com isso, destaca-se a importância da prevenção dos TAs e do acompanhamento nutricional.


Keywords


sites, blogs, anorexia nervosa, bulimia nervosa, internet.

References


ALVES, R. J. L.; NASCIMENTO, D. R. Uma história sociocultural da anorexia na adolescência a partir de blogs Pró-Ana de 2006-2014 o IMC da questão: doença ou estilo de vida? Rio de Janeiro, 2018.

APA. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais- DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BARBOSA, N. L. M. Diários Ana-Mia: Um estudo sobre os weblogs pró- anorexia e pró- bulimia. Brasília, jul. 2017.

BRAVO, F. M.; DOMINGUES, J. V. Concepções de beleza para adolescentes anoréxicos(as) e bulímicos(as) em uma escola na cidade de Rio Grande/ RS. RELACult, Paraná, v. 4, n. 789, fev. 2018.

FALEIRO, L. T. R.; NASCIMENTO, I. F. G. “Como se o mundo girasse em torno de uma balança”: as representações sociais de bulimia e anorexia no ambiente virtual dos blogs. Belo Horizonte, mar. 2018.

FRAUCHES, A. M.; SILVA, V. E.; CASTRO, M. R. P. A estrutura discursiva de blogs pró transtornos alimentares. Brasília, dez. 2019.

GOOGLE. Google Trends. 2021. Disponível em: https://trends.google.com.br/trends/?geo=BR. Acesso em: 4 ago. 2021.

MORAES, R. B.; SANTOS, M. A.; LEONIDAS, C. Falta de Repercussões do Acesso às Redes Sociais em Pessoas com Diagnóstico de Anorexia Nervosa. Estud. Pesqui. Psicol., Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, p. 1178-1199, set./dez. 2021.

MOREIRA, L. M. C. P.; GROHMANN, R. Glamourização de distúrbios alimentares: movimentos pró-ana e pró-mia e a rede social Tumblr. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 40°, 4-9 set. 2017, Curitiba.

OLIVEIRA, L. K. L.; GOMES, B. A influência da mídia no estabelecimento dos transtornos alimentares como bulimia, anorexia e vigorexia. Juazeiro do Norte, 2018.

PASSOS, J. A.; SILVA, P. R. V.; SANTOS, L. A. S. Ciclos de atenção a dietas da moda e tendências de busca na internet pelo Google trends. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n.7, p. 2615-2631, 2020.

PINTO, D. C. D.; QUADRADO, R. P. Imagens em construção: satisfação corporal e transtornos alimentares em acadêmicos da área da saúde. RELACult, Paraná, v. 4, n. 759, fev. 2018.

PIRES, N. S.; WEINMANN, A. O. Anorexia e adolescência: mídias, relações familiares e clínica. Porto Alegre, jul. 2017.

TELES, I. S.; MEDEIROS, J. F. B.; MAYNARD, D. C. A influência das redes sociais no comportamento alimentar e imagem corporal em mulheres-uma revisão de literatura. Brasília, ago. 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-142