Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people

Authors

  • Ozelito Souza Cruz
  • Pedro Paulo Souza Rios

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-247

Keywords:

Quilombo, Território Quilombola, Exclusão.

Abstract

Este artigo aborda sobre o acesso das pessoas portadoras de deficiência no ensino fundamental e médio, no Território Quilombola Lage dos Negros, no município de Campo Formoso, onde se estabeleceu uma comunidade negra, centenária, que nem mesmo o tempo e a chegada do “progresso”, associada aos investimentos, públicos e privados, conseguiu apagar os sinais de exclusão.  Inquietou-nos nesta abordagem investigativa saber, como as crianças portadoras de deficiência, estão acessando as ações de intervenção e políticas públicas de inclusão, direcionadas a esse Território Quilombola.  Para atingir os objetivos propostos nesta abordagem, além do estudo e analise de documentos norteadores destas politicas, recorremos a uma pesquisa de natureza qualitativa através da qual foram ouvidos professoras, agentes comunitários de saúde e outros sujeitos, como a coordenadora da sala de recursos, um sindicalista, além de ouvir representantes das Secretarias de Saúde, Ação Social e Secretaria de Educação do município.  Os resultados apresentados, a partir da coleta e analise dos dados levantados, apontam para a necessidade de repensar, tanto as políticas públicas de inclusão como o próprio espaço escolar,  visto que tais serviços, da forma como vem sendo ofertados, enquanto instrumento de inclusão, não atendem as reais exigências requeridas pelos portadores de deficiência  no Territorio Quilombola de Lages.

References

BRASIL, Palmares - Fundação Cultural, Relação das Comunidades Quilombolas reconhecidas, 2006.

BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, Censo Agropecuário, 2007.

BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Social. Plano Brasil sem miséria, Brasília: novembro 2012.

BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário. Referências para um programa territorial de desenvolvimento rural sustentável, Brasília: junho de2003.

BRASIL, Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Educacenso, 2014.

CAMPO FORMOSO, Secretaria Municipal de Saúde, SIAB – Sistema de Informação de Atenção Básica, 2014.

CAMPO FORMOSO, Secretaria Municipal da Ação Social, Cadastro do BPC – Benefícios de Prestação Continuada, 2014.

COSTA. Emília Viotti da. A abolição. São Paulo: UNESP, 2008.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 10. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

MARTINS, Rodrigues Borges. Desigualdades raciais e politicas de inclusão racial: um sumário da experiência brasileira recente. SERIE: políticas sociales. Santiago Chile: CEPAL, 2004.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos 2ª Ed. São Paulo: Ática, 1988

MUNANGA, Kabengele: O negro no Brasil de hoje / Kabengele Munanga Nilma Lino Gomes. São Paulo: Global, 2006.

RODRIGUES, David. A educação e a diferença. In Rodrigues David (org.) Educação e Deficiência: valores e práticas para uma educação inclusiva, Porto: Editora Porto, 2001.

VITA, Álvaro de. Sociologia da Sociedade Brasileira, São Paulo: Editora Ática, 1989.

Published

2019-11-22

How to Cite

Cruz, O. S., & Souza Rios, P. P. (2019). Inclusão de estudantes quilombolas deficientes no ensino fundamental e médio: o caso lage dos negros / Inclusion of disabled quilomboles students in school and middle education: the lage case of black people. Brazilian Journal of Development, 5(11), 26029–26044. https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-247

Issue

Section

Original Papers