Influência das variações de temperatura de recozimento nas propriedades mecânicas e no consumo de energia elétrica do aço SAE 1006 / Influence of annealing temperature variations on the mechanical properties and electrical energy consumption of SAE 1006 steel

Wallace Pará Mendes, Carlos Alberto Martins Ferreira, Mauro Carlos Lopes Souza

Abstract


Este trabalho avaliou a influência das variações de temperatura de recozimento nas propriedades mecânicas e no consumo de energia elétrica do aço SAE 1006, com o objetivo de identificar melhores propriedades para os menores custos de processo. Para o tratamento térmico de recozimento, foram utilizados diferentes temperaturas e tempos de enxarque e, posteriormente, foram realizadas técnicas de caracterizações como ensaios de tração, dureza e metalografia para avaliar a microestrutura e tamanho de grãos. Os resultados mostram que existe possibilidade de reduzir os custos operacionais controlando os parâmetros de forma a manter uma melhor qualidade do material oferecido ao cliente. Foi possível identificar também que as amostras 1 e 2 mostraram resultados satisfatórios quanto as propriedades e custos e a amostra 4 apresentou crescimento de grão demasiado.


Keywords


recozimento, microestrutura, tamanho de grão, propriedades mecânicas.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13284: Preparação de corpos-de-prova para análise metalográfica – Procedimento. 1995.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 6892-1:

Materiais metálicos — Ensaio de Tração. 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. E112:13 – 2021 – Métodos de Teste Padrão para Determinação do Tamanho médio de Grão.

BARCELOS, M. V., VIEIRA, E. A., OLIVEIRA, N. J. L., MACHADO, M. L. P., Análise do comportamento mecânico de um aço estrutural através de ensaios de torção. REM. Ouro Preto, MG, v. 66, n. 3, p. 317-322, jul./set. 2013.

CALLISTER, W. D., Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução. John Wiley & Sons, Inc., 2002.

CHIAVERINI, V.: "Tecnologia Mecânica" Processos de fabricação e tratamento, 2º Edição, Vol. 2, Pearson, 1995.

ENEMET - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, parte integrante da ABM Week, realizada de 26 a 30 de setembro de 2016, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

LIMA, et. al.; Evolução da microestrutura e da textura de recristalização, após baixos graus de deformação a frio, em dois aços ferríticos com baixo teor de carbono. 17º CBECIMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 15 a 19 de Novembro de 2006, Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

PADILHA, A. F.; Encruamento, recristalização, crescimento de grão e textura. 3 ed. Rev e Ampl. São Paulo, Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais 2005.

SANTOS, et. al.; Influência das variáveis de processo de recozimento em caixa e laminação de encruamento nas propriedades magnéticas de aço carbono laminado a frio. Contribuição técnica ao 71º Congresso Anual da ABM – Internacional e ao 16º




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-163