Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap

Authors

  • Christiano Ribeiro Oliveira
  • Vitor de Araújo Freitas
  • Romário Junior Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-172

Keywords:

sabão artesanal, reciclagem de óleo, educação ambiental, cts/ctsa.

Abstract

A abordagem de temas sociocientíficos a partir da perspectiva CTS/CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) na educação objetiva explicitar a dimensão social do desenvolvimento científico-tecnológico como produto resultante de fatores culturais, políticos e econômicos, proporcionando mudanças no contexto escolar e posicionando a ciência e a tecnologia como novas concepções vinculadas ao contexto social (SANTOS, 2010).

Neste contexto, é necessária a criação de meios que favoreçam a ampliação das dinâmicas de concepções e práticas de ensino, promovendo uma articulação entre a teoria e a prática, ou seja, potencializa o diálogo entre o que é estudado no ambiente escolar e o que se aplica em seu dia-a-dia.

Nessa perspectiva, o presente capítulo apresenta uma sequência didática para inserção do enfoque CTS/CTSA na reciclagem de óleo de fritura para produção de sabão, com estudantes de 3º ano da EEEM ELZA LEMOS ANDREATTA da rede pública estadual do Espiríto Santo.

References

CAVALCANTE, F. C. S.; FERNANDO, G. S.; SALES, D. L. S.; MARTINS, M. T. C. S. Educação Ambiental: Produção do Sabão Ecológico Na Escola Nossa Senhora Aparecida, Campina Grande – PB. Revista AcadêmicoCiêntífica. V. 6, n. 2, 2014.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. C. A.Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SANTOS, W. L. P., SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. Ed. Unijuí, Itú. 2010.

Published

2022-05-09

How to Cite

Oliveira, C. R., Freitas, V. de A., & Ferreira, R. J. (2022). Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap. Brazilian Journal of Development, 8(5), 35299–35303. https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-172

Issue

Section

Original Papers