Trabalhando a educação ambiental a partir da reciclagem de óleo de fritura na produção de sabão artesanal / Working on environmental education through the recycling of cooking oil to produce handmade soap

Christiano Ribeiro Oliveira, Vitor de Araújo Freitas, Romário Junior Ferreira

Abstract


A abordagem de temas sociocientíficos a partir da perspectiva CTS/CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) na educação objetiva explicitar a dimensão social do desenvolvimento científico-tecnológico como produto resultante de fatores culturais, políticos e econômicos, proporcionando mudanças no contexto escolar e posicionando a ciência e a tecnologia como novas concepções vinculadas ao contexto social (SANTOS, 2010).

Neste contexto, é necessária a criação de meios que favoreçam a ampliação das dinâmicas de concepções e práticas de ensino, promovendo uma articulação entre a teoria e a prática, ou seja, potencializa o diálogo entre o que é estudado no ambiente escolar e o que se aplica em seu dia-a-dia.

Nessa perspectiva, o presente capítulo apresenta uma sequência didática para inserção do enfoque CTS/CTSA na reciclagem de óleo de fritura para produção de sabão, com estudantes de 3º ano da EEEM ELZA LEMOS ANDREATTA da rede pública estadual do Espiríto Santo.


Keywords


sabão artesanal, reciclagem de óleo, educação ambiental, cts/ctsa.

References


CAVALCANTE, F. C. S.; FERNANDO, G. S.; SALES, D. L. S.; MARTINS, M. T. C. S. Educação Ambiental: Produção do Sabão Ecológico Na Escola Nossa Senhora Aparecida, Campina Grande – PB. Revista AcadêmicoCiêntífica. V. 6, n. 2, 2014.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. C. A.Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SANTOS, W. L. P., SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. Ed. Unijuí, Itú. 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-172