A análise do currículo na educação infantil / Curriculum analysis in early childhood education

Authors

  • Letícia Rubim Fernandes
  • Alcides de Castro Amorim Neto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-173

Keywords:

currículo, educação infantil, professor.

Abstract

Este estudo apresenta um estudo teórico-documental sobre a temática relacionada à Análise do currículo na Educação Infantil, através da reflexão de o que seria currículo em âmbito geral, transpondo ao que propriamente seria desenvolvido na Educação Infantil. Contextualizando artigos que abordem sobre o currículo na a Educação Infantil quanto ao olhar na Constituição Federal e demais leis com mesmo enfoque, assim como observar como as instituições educacionais devem concebê-lo, e o porquê de sua importância. O objetivo geral do estudo visa analisar a concepção de currículo na Educação Infantil e a importância na formação do professor, através de pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Considerando os aspectos legais e de orientação curricular, primando em ter a criança como protagonista de seu desenvolvimento e aprendizagem, e entendendo que não é apenas a educação em sala de aula que temos que idealizar, mas também explorar os demais espaços seja internos ou externos e ter parceria com a comunidade, pais e responsáveis.

References

AIKAWA, Monica Silva. Educação em ciências nas práticas pedagógicas de educação infantil. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia) Universidade do Estado do Amazonas. / Manaus: UEA, p. 134. 2014

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>. Acesso em: 05 abril. 2020.

____________. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil / Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica – Brasília: MEC/SEB, 2009.

________________________. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei n. 9394; 96 20 de dezembro, 1996. Educação/Secretaria da Educação Básica – Brasília: MEC/SEB, 2009.

________________________. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara De Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil. Resolução CNE/CEB 5/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de Dezembro de 2009b, Seção 1, P. 18.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2013).

GHEDIN, L. M.; MARQUES, F.F. de F,; FACHIN-TERÁN, A.; GHEDIN, I. M. A educação científica na educação infantil. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v.6, n.10, p. 42-52, jan-jun, 2013.

IBGE. A Síntese dos Indicadores Sociais 2018 - Uma Análise das Condições de Vida da População Brasileira. Rio de Janeiro : IBGE, 2018.

KRAMER, Sônia. Subsídios para uma política de formação do profissional da educação infantil: uma síntese. MEC/SEF/COEDI. Por uma política de formação dos profissionais da educação infantil, Brasília, 1995.

LAKATOS, Eva Marina; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1987. 198 p.

NUNES, Maria Fernanda Rezende. Educação infantil no Brasil: primeira etapa da educação básica. Brasília: UNESCO, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, Fundação Orsa, 2011.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F. da F. Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, E.L da; MENEZES, E.M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Laboratório de ensino à distância da UFSC, 2001.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

--------------------------------Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Published

2022-05-09

How to Cite

Fernandes, L. R., & Neto, A. de C. A. (2022). A análise do currículo na educação infantil / Curriculum analysis in early childhood education. Brazilian Journal of Development, 8(5), 35304–35319. https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-173

Issue

Section

Original Papers