Cosmos-vida-consciência-III / Cosmos-life-consciousness-III

Elcio Fabio Soares Pereira

Abstract


Faz inicialmente, considerações sobre os objetivos, contexto e modo de abordagem do tema tratado. Após apresentar comentários gerais sobre a matéria, mostra o que seria um embaçamento holográfico causado por interferência de ondas e como Pribran explicou, com o uso da holografia, os mecanismos da percepção de objetos pelos órgãos sensoriais conectados ao ambiente. Tece comentários sobre sistemas não-biológicos e Teoria da Informação Integrada. Realça o papel das Ressonâncias de Poincaré e ondas eletromagnéticas como similares das sinapses e dos neurônios, apresentando argumentos que as reforçam. Sumariza um mecanismo para formação de mapas neurais na estrutura cerebral, que representam as informações obtidas pela percepção de diferentes órgãos sensoriais e o papel da holografia na emergência tridimensional destas imagens, sugerindo a possibilidade de serem as circunvoluções da superfície do córtex cerebral uma necessidade para maximização desta superfície, considerando ser limitado o volume cerebral. Aborda o problema da consciência mostrando vários aspectos pertinentes e finalmente, considerando como se forma a consciência humana e a estrutura biológica (cérebro) e a não-biológica (o espaço físico com todas suas relações e correlações entre objetos e partículas), conclui pela possibilidade da emergência de uma consciência não-biológica (consciência do universo), nos moldes da consciência humana. Admitindo a pré-existência de uma consciência do universo e supondo esta como modelo para a evolução da consciência humana, sugere a possibilidade da existência de um código universal, considerando que o código genético do DNA tenha evoluído deste código pré-existente.


Keywords


cosmos, vida, consciência.

References


-Elcio Fabio Soares Pereira e outros. “Cosmos-Vida-Consciência”. Brasilian Journal of Development, v.7, n.4, p.57722-57728, 2021.

-Elcio Fabio Soares Pereira. ”Cosmos-Vida-Consciência II”. Brazilian Journal of Development, v.7, n.10, p.99440-99445, 2021.

- Damásio, Antonio. “O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si”. Tradução de Laura Teixeira Motta; revisão técnica de Luiz Henrique Martins Castro. São Paulo:Companhia das Letras, 2015.

- Fiúza, Ronald Moura. ”A CONSCIÊNCIA – Uma Viagem pelo Cérebro”. Rio de Janeiro: Di Livros Editora Ltda, 2011.

- Pribran, Karl H. “THE FORM WITHIN – My Point of View”. Westport – USA: Prospecta Press, 2013.

- Churchland, Paul M.”Matéria e Consciência”. Tradução de Maria Clara Cescato. Fundação Editora da UNESP (FEU), 2004.

- Kursweil, Ray. “A Singularidade está Próxima – Quando os Humanos transcendem a Biologia”. Tradução de Ana Goldberger.São Paulo: Itaú Cultural e Editora Iluminuras, 2018.

- Tononi, G. “Un Information Integration Theory of Consciousness”. BMC Neuroscience 2004: 5(1): 42.

- Toker, Daniel e Somme, Friedrich. “Moving Past the Minimum Information Partition:How to Quickly and Accurately Calculate Integrated Information”. Helen Wills Neuroscience Institute, University of California, Berkeley – USA, 2016.

- Prigogine, Ilya. ”O Fim das Certezas:tempo,caos e as leis da natureza.Tradução de Roberto Leal Ferreira.São Paulo:Editora UNESP,20

- Crick, F. e Koch, C. “Toward a neurobiological theory of consciousness”. Seminars in the neuroscience, v.2, p. 263-75, 1990.

- Rovelli, Carlo. “O Abismo Vertiginoso”. Traduçao de Silvana Cobucci.Rio de Janeiro: Editora Schwarcz S.A., 2021.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-184