Desenvolvimento de um sistema embarcado de baixo custo para monitoramento de desempenho energético de trator / Development of a low-cost embedded system for tractor energy performance monitoring

Thaís Souza dos Santos, Welington Gonzaga do Vale, Eduardo Jose dos Santos, Mariana Dias Meneses, Patricia de Azevedo Castelo Branco do Vale, Adilson Machado Enes, Thiago Martins Machado, Luís Felipe Castelo Branco do Vale

Abstract


Uma das alternativas para reduzir o custo da mecanização agrícola é a utilização de sistemas embarcados para o monitoramento dos tratores durante os trabalhos. Estes sistemas têm o objetivo de informar o consumo de combustível durante a operação, com isso o produtor pode selecionar a melhor combinação, rotação do motor e marcha, para reduzir os custos de produção, aumentar a produtividade e diminuam os impactos ambientais. Sistemas embarcados tem sido uma solução para o monitoramento das atividades agrícolas, esses equipamentos são compostos em sua maioria por sensores e microcontroladores, apesar dos resultados positivos obtidos com os mesmos, alguns aspectos como alto custo e demanda de tempo para manuseio, dificultam a obtenção desses aparatos. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver, testar e validar um sistema que possa suprir as necessidades referentes a análise de desempenho de trator, que retorne dados confiáveis, de fácil manuseio e de baixo custo. O sistema foi desenvolvido com sucesso e pode ser utilizado no campo. Mostrou-se confiável, teve facilidade e rapidez na operação de aquisição de dados, é de baixo custo, acessível ao pequeno e médio produtor e não necessitou de qualquer interferência humana na aquisição, armazenamento e controle dos dados.


Keywords


arduino, agricultura de precisão, sistema embarcado.

References


EMBRAPA. CNPS. Sistema brasileiro de classificação de solos. Rio de Janeiro: EMBRAPA Solos, 412p. 2006.

CAMPOS, F. H. Desenvolvimento de um programa computacional destinado à unidade móvel de ensaio na barra de tração (UMEB) para a avaliação do desempenho de tratores. 2009.

CORRÊA JÚNIOR, D. Desenvolvimento e validação de um sistema embarcado para monitoramento de operações agrícolas com tratores. 2017.

VALE, W. G. Desempenho operacional e energético de um trator agrícola durante as operações de roçagem, aração e semeadura. 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-218