Realidade virtual como plataforma de concepção projetual / Virtual reality as design interface

Authors

  • Tales Lobosco
  • Larissa Vecchi Machado

DOI:

https://doi.org/10.34117//bjdv8n5-221

Abstract

Os processos digitais aportaram grande precisão e controle aos projetos e à sua execução, mas, ao mesmo tempo trouxeram um enfoque técnico e construtivo às ferramentas de projeto, promovendo um distanciamento das interfaces projetuais das características mais intuitivas, imprecisas e conceituais das fases iniciais do projeto. Deste modo, as qualidades existentes nos métodos tradicionais de projeto não foram devidamente transpostas às novas plataformas digitais e os arquitetos percebem atualmente um grande vazio instrumental no suporte às etapas criativas e de concepção em arquitetura. Diante deste quadro buscamos propor e avaliar uma plataforma de projeto em realidade virtual, capaz de suprir este vazio e, ao mesmo tempo, se integrar aos processos digitais existentes.

References

COMAS.C. Ideologia modernista e ensino de projeto arquitetônico: duas proposições em conflito. São Paulo: Projeto Editores, 1986.

DE VRIES, M.; WAGTER, H. A CAAD Model for Use in Early Design Phases. In: The Electronic Design Studio: Architectural Knowledge and Media in the Computer Era. CAAD Futures '89. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1990, pp. 215-228.

FLEMMING, U. Case-based design in the SEED system. In: Automation in Construction, v. 3, Issues 2-3, July 1994, pp. 123-133.

GÖTTIG, R., NEWTON, J. KAUFMANN, S. A Comparison of 3D Visualization Technologies and their User Interfaces with Data Specific to Architecture. In: Van Leeuwen, J.P. and H.J.P. Timmermans (eds.) Recent Advances in Design & Decision Support Systems in Architecture and Urban Planning, Dordrecht: Kluwer Academic Publishers. 2004, pp. 99-111.

KURMANN, D. Sculptor. How to Design Space? In: CAADRIA'98: Proceedings of The Third Conference on Computer Aided Architectural Design Research in Asia, Anais… Osaka, Japan, pp. 317-325, 1998.

LOBOSCO, T. Virtual Reality as a Tool to Regain Tactual Procedures in Digital Design. In: XXII Congresso Internacional da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital, Anais... São Paulo: Blucher, v. 5, n. 1, pp. 37-43, 2018.

LOBOSCO, T.; PALMA, A. Linguagem e materialidade: reinterpretação e metáfora no projeto de arquitetura. In: VII Projetar – Seminário Nacional Sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura, Anais... Natal, s/p, 2015.

PALLASMAA, J. As mãos inteligentes. Porto Alegre: Bookman, 2013.

SENNETT, R. The Craftsman. London: Penguin, 2004.

WEISS, P.; JESSEL, A. Virtual reality applications to work. In: Work, v. 11, 1998, pp. 277-293.

WILSON, J. Virtual environments and ergonomics: needs and opportunities. In: Ergonomics, v. 40, n. 10, 1997, pp. 1057-1077.

Published

2022-05-10

How to Cite

Lobosco, T., & Machado, L. V. (2022). Realidade virtual como plataforma de concepção projetual / Virtual reality as design interface. Brazilian Journal of Development, 8(5), 36088–36100. https://doi.org/10.34117//bjdv8n5-221

Issue

Section

Original Papers