Propriedade terapêutica da camomila (matricaria recutita) aplicada a cuidados com a pele / Therapeutic property of chamomile (matricaria recutita) Applied to skin care

Marcos Antônio da Silva Filho, Alexandra de Assis Pessoa Guerra, Gislaine Maria Barbosa, Giselle de Fátima Nascimento dos Santos Cavalcante, Monique Ellen de Sousa e Silva Farias, Wedja Marcelino da Silva, Luana Lima de Farias, Wanderson Santos de Farias

Abstract


As plantas medicinais com o passar do tempo transcorreram como destaque em termos de fonte primária para medicamentos, de certa forma em larga escala disseminadas pelas pessoas em geral, mesmo com o aumento da utilização de medicamentos sintéticos nessas últimas décadas. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo analisar a propriedade terapêutica que possui o extrato glicólico da camomila na pele. Este estudo trata-se de uma revisão integrativa. A operacionalização desta pesquisa iniciou-se com uma consulta aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); e do Medical Subject Headings (MeSH) da National Library. Foram, portanto, utilizados os descritores controlados, em português: Enfermagem and Fitoterapia and Cuidados de Pele. A literatura atual aponta diversos efeitos por meio do extrato da Camomila (Matricaria chamomilla L), desde o preventivo ao curativo de dermatopatias. Cada vez mais é visto o emprego dos fitoterápicos no tratamento de doenças.


Keywords


enfermagem, fitoterapia, cuidados de pele.

References


DE FARIAS, Wanderson Santos et al. O conhecimento dos profissionais de saúde a respeito da indicação do fitoterápico Valeriana officinalis L. em pacientes com ansiedade. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 11, p. 108904-108916, 2021.

EL MIHYAOUI, Amina et al. Chamomile (Matricaria chamomilla L.): A Review of Ethnomedicinal Use, Phytochemistry and Pharmacological Uses. Life, v. 12, n. 4, p. 479, 2022.

FERNANDES, Ana Francisca Marques. Relatório de Estágio e Monografia intitulada “Plantas medicinais em dermatologia. 2020. Tese de Doutorado. Universidade de Coimbra.

GOMES, Marina et al. Desenvolvimento de tecnologia para fotoproteção da pele baseada em ativos de origem mineral e vegetal. 2020.

LINDO-GUTARRA, Efraín; MARCA-CANO, Senin; LAPA-CHANCA, Anghely. Efecto de la manzanilla (Matricaria camomilla) en el mildiu (Perenospora variabilis) de la quinua. Dominio de las Ciencias, v. 7, n. 1, p. 514-531, 2021.

MONTEIRO, Morgana de MoraesPablo Queiroz Lopes. Avaliação da conscientização sobre o uso de fotoprotetores na comunidade assistida pela Farmácia Escola da Universidade Federal da Paraíba-Campus I. 2020.

MORAES, Ana Luiza Ludwig et al. Desenvolvimento de formulação hidratante vegana contendo extratos de Calendula officinalis e Matricaria chamomilla. 2019.

NASCIMENTO, Filipe Lopes Araripe do. Efeito da fotobiomodulação isolada e associada a infusão de camomila na radiodermite de pacientes com câncer de mama: um estudo de protocolo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

OLIVEIRA, Clivia Maria Moraes de et al. Consenso sobre tratamento da rosácea− Sociedade Brasileira de Dermatologia. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 95, p. 53-69, 2020.

PEREIRA, Gonçalo Filipe Gonçalves. O eczema atópico em crianças: diferentes abordagens terapêuticas. 2020. Tese de Doutorado.

SCHOABA, Anna Karenina. Uso de fitoterapia: Matricaria recutita e arnica montana no tratamento da dor causadas por inflamação. 2018.

SOUSA, Fabiana Virgulino de; SOUSA, Patrícia Virgulino de. Extração e quantificação de compostos fenólicos da Camomila (Matricaria recutita). 2021.

SOUZA, Helena Ribeiro. Avaliação das propriedades cicatrizantes do extrato de Garcinia brasiliensis e modulação da proteína Anexina A1 em modelo de lesão cutânea. 2022.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n5-234